Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Alteração de marca de pílula contraceptiva

07.02.10, APF

Boa tarde,
Estou a entrar em contacto porque gostaria de fazer agumas perguntas.
Gostava de saber se existe algum efeito secundario ao trocar de pilula? ou seja eu parei a diane 35 fiz a pausa e recomcei com a mercilon na msma data que deveria começar a diane como habitual. Queria saber se poderá ocorrer algum atraso na menstruação ou se ate poderá haver ausencia?
Como metodo contraceptivo uso a pilula e o meu namorado o presevativo no entanto, o preservativo causa me dor , encomoda me mesmo bastante. Queria saber se é normal? e se existe outro metodo ? ja ouvi falar em "preservativo femenino" mas não sei bem o que é.
Obrigado plea atenção,
Cumprimentos  
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante a mudança de marca de pílula contraceptiva, em que as dosagens e os componentes hormonais são diferentes, pode acontecer um atraso ou mesmo a ausência da hemorragia de privação. È uma resposta natural do organismo a esta mudança. Se tomou a sua pílula correctamente está protegida em relação a uma gravidez. Perante a mudança de marca, somente não esteve protegida pela eficácia da pílula no período de pausa e na 1ª semana da nova pílula. A partir do 8º comprimido, a pílula começa a ser eficaz.
Relativamente ao preservativo masculino, deve verificar quais os motivos da dor e incomodo, pois não é uma situação natural de acontecer. Verifiquem se o preservativo está bem colocado e se são de marcas creditadas pela União Europeia, nesta situação aconselhem-se com o/a técnico/a da farmácia.  
O preservativo feminino é um método contraceptivo de barreira, eficaz, que evita a entrada dos espermatozóides e de agentes infecciosos na vagina. Este preservativo tem o forma de um tubo e em cada uma das extremidades um anel. Um destes anéis é fechado e inserido na vagina, de modo a “forrar” o colo do útero. A outra extremidade é aberta e ajusta-se em volta da abertura da vagina e da vulva. Pode ser inserido até 8h antes da relação sexual e não deve ser utilizado em simultâneo com o preservativo masculino, isto porque o atrito causado pelos dois preservativos poderá fazer com que estes se rompam mais facilmente. Pode também consultar a página do nosso consultório sobre este tema.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.