Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Toma incorrecta da pílula contraceptiva

07.02.10, APF

boa noite.
gostava de tirar uma duvida em relaçao à pilula contraceptiva microgeste..
a minha namorada quando começou a tomar uma nova "embalagem" tomou do fim para o inicio.
foi aconselhada a continuar a tomar e assim fez, o problema é que agora ta atrasada cerca de 2 semanas e houve relaçoes sexuais sem preservativo.
a minha duvida é,sera esse atraso devido à toma nao correcta da pilula ou devido a uma possivel gravidez indesejada?
cumps
 

Caro R.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula Microgeste é constituída por 24 drageias hormonais e 4 placebos, se a sua namorada começou do início para o fim, significa que colocou em causa a eficácia da pílula contraceptiva. Assim, durante a toma dos placebos e na primeira semana de drageias com dosagem hormonal, a eficácia da pílula está comprometida e nesta situação é importante avaliar se nesse período de tempo ocorreu relações sexuais sem a utilização em simultâneo do preservativo. Em caso afirmativo, a sua namorada deverá fazer um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação sexual de risco.
A hemorragia de privação surge quando a sua namorada toma as 4 drageias placebos. Se ela alterou o esquema de toma significa que terminou com drageias com dosagem hormonal e iniciou uma nova embalagem com drageias com dosagem hormonal (é como se tivesse realizado uma colagem de embalagens para não ter a hemorragia). Perante esta situação é natural que somente venha a ter a hemorragia de privação quando tomar novamente os placebos. Não existe qualquer atraso…
Agora o importante é avaliar quando é que tiveram as relações sexuais.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa