Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs ausência de hemorragia de privação

07.02.10, APF

Boa Noite.
Estou muito assustada com uma situação que me está a acontecer.
Depois de um mês de pausa (aconcelhado pelo médico) re-iniciei a pilula contraceptiva (diane-35), que tomei normalmente sem nenhum esquecimento.
Contudo ao mesmo tempo andei a tomar itraconazol ( por causa de umas manchas brancas que me apareceram na pele). Tive uma relação onde o preservativo rebentou com o meu namorado 10 dias depois de ter finalizado a toma do anti-fungico,não tomei contracepção de emergencia visto que aqui a pilula ja teria a sua eficacia pois ja passavam mais dos 7 dias da ultima toma do anti-fúngico.
Estou na semana de pausa da pilula e ainda não tive uma hemorragia.
Será que é um descontrolo hormonal por ter feito a pausa de um mes e ter voltado a tomar a pilula ou terei razões para me preocuparcom uma possível gravidez?
Gostaria de um esclarecimento, pois estou muito preocupada com a situação... 
 

Cara M.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez. O medicamento que refere não interage nem diminui a eficácia contraceptiva da pílula. Relativamente ao facto de ainda não ter observado a hemorragia, pode estar relacionado com o facto de estar a tomar medicação, assim como com a paragem que efectuou na toma da pílula. São vários os factores que influenciam e/ou condicionam, de alguma forma, o aparecimento da hemorragia de privação, como por exemplo, toma de medicamentos, esquecimento ou atrasos na toma de um comprimido da pílula, stresse, ansiedade e nervosismo, doença, etc. Mas, se tomou a sua pílula correctamente não existe motivo para ficar preocupada. No entanto, se ficar mais descansada, pode realizar uma consulta com o seu médico assistente e saber a sua opinião.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

1 comentário

Comentar post