Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interrupção da toma da pílula contraceptiva

08.02.10, APF

Boa noite.
Depois de ter feito uma pausa de um mês na toma da pilula, comecei a toma de uma nova embalagem dia 21 de Janeiro, supostamente porque me tinha vindo o periodo, no entanto so tive uma pequena perda de sangue, o periodo mesmo veio-me dia 26 de Janeiro. No entanto continuei a toma da pilula normalmente, sem atrasar nenhum comprimido.
Hoje tive relações sexuais e o preservativo rebentou. Será que corro o risco de uma gravidez? Devo tomar a pilula do dia seguinte?
 

Cara V.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula contraceptiva é um medicamento que deve ser prescrito e acompanhado medicamente. Não deve interromper a toma da sua pílula sem indicações médicas, uma vez que não é benéfico para o organismo da mulher estas pausas, que apenas irão descontrolar o organismo ao nível hormonal.
Se iniciou a toma da pílula no seu 1º dia da menstruação, a eficácia contraceptiva é imediata, mas se iniciou num outro dia do ciclo apenas começa a ser eficácia a partir da 8ª toma dos comprimidos.
Pelo que descreve encontra-se a tomar a pílula de forma regular e correcta e assim a relação sexual que teve não é considerada de risco, não sendo necessária a toma da contracepção oral de emergência.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa