Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

A Pílula Progestativa

10.08.09, APF

 

 
A Pílula Progestativa

     
A pílula progestativa tem uma composição hormonal diferente das outras pílulas, porque não contem estrogénio. É segura na prevenção de uma gravidez, e é indicada a mulheres que estão a amamentar e, a mulheres que por indicação médica estão desaconselhadas ou tem pouca tolerância a esta hormona.      

   

Como iniciar a pílula?
Se iniciar o primeiro comprimido da embalagem no primeiro dia da menstruação, a eficácia contraceptiva é imediata, desde que tomada de forma correcta e regular. Neste caso não é necessária a utilização de outro método contraceptivo adicional.

 

Como ficam os ciclos menstruais?
Com a toma desta pílula os ciclos menstruais podem-se tornar irregulares. Algumas mulheres têm perdas de sangue entre as menstruações e outras deixam de menstruar.
  
E a sua eficácia?
É tão eficaz quanto as outras pílulas contraceptivas que existem no mercado. No entanto, tem uma forma de tomar diferente e pode provocar alterações nos ciclos menstruais.
 

Como se toma esta pílula?
Esta pílula contraceptiva é de toma contínua, ou seja, todos os dias deve tomar um comprimido, sempre à mesma hora e, sem pausa entre as embalagens. 

 

 

Para não me esquecer, o que posso fazer?
Deve associar a toma da pílula a uma tarefa diária, por exemplo, à hora do jantar ou almoço, quando se levanta ou deita, ao escovar os dentes. Um alarme no telemóvel também pode ser outra ideia.

 

 

E em relação aos esquecimentos?
- Se tiver menos de 12 horas de atraso na toma do comprimido, a eficácia da pílula é mantida. Tome o comprimido esquecido logo que se lembre e tome os seguintes comprimidos à hora habitual, mesmo que esta situação implique tomar 2 comprimidos no mesmo dia. Neste caso não é necessária a utilização de outro método contraceptivo adicional.

    
- Se tiver mais de 12 horas de atraso na toma do comprimido, a eficácia da pílula pode ser reduzida. Tome o último comprimido que se esqueceu logo que se lembre e tome os seguintes comprimidos à hora habitual. Use também um método contraceptivo adicional durante os 7 dias seguintes (7 tomas consecutivas da pílula de forma regular e correcta) em que toma os comprimidos.
 
Importante:
Se o esquecimento da toma da pílula foi logo no início da embalagem e teve relações sexuais, deve tomada a contracepção oral de emergência. Em caso de dúvida aconselhe-se com um/a profissional de saúde.
 
O que interfere com a sua eficácia contraceptiva?
- Situações de esquecimento que ultrapassem as 12 horas;
- Situações de vómito e/ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma da pílula;
- Alguns medicamentos.
 
Quando deixam de ser eficazes?
Poderá parar a toma da pílula quando desejar. A partir do dia em que parar de tomar, deixará de estar protegida contra uma gravidez. No entanto, é aconselhável que fale com o/a seu/sua médico/a assistente.
 
Qual a vantagens de se tomar esta pílula?
Pode ser usada durante a amamentação, porque não influencia a produção ou a qualidade do leite materno. Permite também, uma contracepção eficaz nas mulheres que não podem utilizar estrogénios.


 E não se esqueça….
 
As pílulas não protegem das infecções sexualmente transmissíveis (IST).
 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post