Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

09.02.10, APF

Boa noite,
A minha duvida é a seguinte:
Na pausa da minha hemorregia de privação que foi de 31 Jan a 6 de Fev, tive relações no 4º dia e 5º que por acaso até foi os dias que apareceu a hemorregia. O que aconteceu foi que no 5º dia vomitei e tive diarreia. Não usei nenhum metodo barreira pois tomo Mercilon á 13 anos e sempre tomei a horas e sem esquecimentos. Fui ao medico e diagnosticou-me gastroentrite. Tomei ate hoje Ultravur 250, Dimicina, Omeprazol e Dioralyte. Queria saber 1º se houve perigo em engravidar (não tinha relações à uns 15 dias anteriores) e depois tb não tive mais; e se depois de ter tomado todos esses farmacos se cortou algum efeito da pilula.
obrigada.
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
As situações de diarreia e vómitos apenas colocam em causa a eficácia da pílula contraceptiva se ocorrerem nas 4 horas após a ingestão do comprimido. No período de pausa da pílula, não interferem com a eficácia, como poderá ler no respectivo folheto informativo.
Independentemente do tempo de toma da pílula contraceptiva, as situações são vistas mês a mês e se ocorrer algo que coloque em causa a sua eficácia não é por tomar à 13 anos que está protegida. Leia atentamente o folheto informativo da sua pílula.
Relativamente à interacção medicamentosa, os medicamentos Dimicina, Omeprazol e Dioralyte não interferem com a eficácia da sua pílula Mercilon. O medicamento Ultravur 250 não consta no nosso Simpósio Terapêutico, daí ser importante perguntar ao/à médico/a que lhe prescreveu a medicação.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

2 comentários

Comentar post