Pílula vs esquecimentos e interrupção da sua toma
Tomo a pílula (Minigeste) desde os 18 anos, tenho agora 21 e, no prícipio do mês de Janeiro esqueci-me várias vezes de tomar a pílula, o que fez com que tivesse a menstruação 2 vezes. Acabei essa toma e não voltei a tomar mais, por vários motivos, um deles tem a ver com a possibilidade de ficar infertil. Entretanto tive relações sexuais desprotegidas com o meu namorado e, este mês ainda não tive menstruação. Estou a ficar preocupada pois já passou algum tempo.
Com os melhores cumprimentos,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se durante o mês de Janeiro teve algumas situações de falha da pílula é importante avaliar se antes, durante e após estas situações teve relações sexuais sem a utilização do preservativo.
Apenas deverá interromper a toma da pílula com aconselhamento médico, isto para evitar uma gravidez não desejada e planeada. A pílula é um excelente método contraceptivo e não provoca problemas de fertilidade. Deve realizar uma consulta médica e colocar todas estas dúvidas e questões ao/à médico/a.
Não se pode guiar pela data da hemorragia de privação, uma vez que são hemorragias diferentes, assim é como teve relações sexuais desprotegidas deverá realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da relação sexual de risco.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa