Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interrupção na toma da pílula contraceptiva

13.02.10, APF

Estou com uma dúvida que gostava que me esclarecessem.
Tive o periodo dia 16/12/2009 (na habitual pausa de 7 dias) e recomecei dia 20/12/2009 (quando passaram os 7 dias de pausa). Fui de férias dia 21/12/2009 e esqueci-me da pilula, então parei. Tive o periodo dia 25/12/2009 e parou dia 28/12/2009. Voltei a ter o periodo dia 22/01/2010. Dia 6/02/2010, comecei ter pequenas perdas de sangue ate hoje (dia 13/02/2010). É um sangue escuro, mas não tenho dores menstruais, o que era habitual quando tomava a pilula. 
O que devo fazer? 
Cumprimentos 
 

Cara F.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Em primeiro lugar deve pensar se quando parou de tomar a pílula, teve relações sexuais nos dias anteriores e posteriores à paragem, sem utilizar outro método contraceptivo. A hemorragia que observa deve-se à suspensão hormonal da sua pílula, e é natural que aconteça, por este motivo não precisa de ficar preocupada com esta situação. Pode acontecer estar um pouco desregulada, devido à paragem da toma da pílula.
A hemorragia que observou no dia 25 de Dezembro não era sua menstruação, mas sim um corrimento devido à paragem hormonal. A sua menstruação dita “natural”, só aconteceu no dia 22 de Janeiro. Se no próximo ciclo menstrual observar essas perdas de sangue, e como parou a toma da pílula sem aconselhamento médico, recomendamos que faça uma consulta com o/a seu/sua médico/a assistente e refira a situação.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa