Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Implante Contraceptivo

14.02.10, APF

Boa tarde,
Eu tive relações sexuais no dia 1, 2, 4 e 7 de Fevereiro e retirei o implanon no dia 3-2-10. Não tive qualquer hemorragia depois de remover o implante.
No passo dia 10 comecei a sentir ligeira tensão mamária que tem vindo a aumentar, moinhas na zona do ventre, tenho menos apetite, alias tenho muito mas passa assim que coloco comida na boca e acabo assim por comer menos que o habitual pois caso contrario fico indisposta, e alguns cheiros encomodam-me. Hoje apareceu uma secrecção não muito espessa e branquinha, nos outros dias nao tinha secreção nenhuma.
É possivel ter ovulado assim que retirei o implante?
Haverá possibilidade de estar grávida, ou seram sintomas de ovulação? 
Muito obrigada.

 

Boa noite, 
Devo acrescentar a informação de que só usei o implanon durante 1 ano.
Obridada. 
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. 
O implante é um método contraceptivo hormonal que actua através da libertação lenta e continuamente de uma hormona (progestagénio) na corrente sanguínea, impedindo a ovulação. Não existindo óvulo consequentemente não pode existir uma gravidez. Além de impedir a libertação do óvulo, também altera a consistência do muco, tornando mais difícil a passagem dos espermatozóides.
Se a mulher não desejar engravidar após a remoção do implante deve ser-lhe aconselhado outro método contraceptivo. A partir do momento em que se dá a remoção do implante a mulher voltará ao seu ciclo menstrual natural e poderá engravidar (não sabemos quanto tempo demora este processo, pois varia de organismo para organismo). Uma vez que existiram relações sexuais sem protecção adicional 3 dias antes da remoção do implante, assim como no período a seguir, deve realizar um teste de gravidez à urina, contando 3 semanas após a relação sexual que considera de risco. 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

3 comentários

Comentar post