Pílula vs efeitos secundários
Permite-me colocar mais duas questões se faz favor, uma vez que tomo a Diane 35, desde o verão até agora tenho notado que fico maldisposta com facilidade, isto é, qualquer cheiro ou algo que veja provoca-me o vómito (não sei se está a entender-me). No entanto, controlo a respiração e evito o vómito. A minha primeira pergunta é: será que esse comportamento tem a ver com a pílula? Sempre fui uma pessoa que podia ver as coisas mais estranhas, ou melhor passo a expressão eu era " forte de estômago" e recentemente isso não acontece.
Segunda questão tenho uma deficiência de nascença, nasci com a mão direita mais pequena do que a esquerda, mas não me impossibilita de nada, escrevo com a direita... Faço tudo normal com ela, a minha questão é quando engravidar há grande possibilidade de o bebé vir com alguma deficiência?????
Relativamente à sua primeira questão, existem várias marcas de pílula, com dosagens e componentes diferentes, sendo umas mais adequadas do que outras a cada organismo. Assim, existem mulheres que podem apresentar mais efeitos secundários (dores de cabeça, náuseas, tensão mamária…) que outras quando tomam a pílula. Se essa situação persistir será aconselhável consultar o/a médico/a que prescreveu o contraceptivo, pois às vezes é necessário fazer um reajuste no tipo de pílula, até encontrar a mais adequada a cada organismo.
Em relação à sua segunda questão, quando um casal decide ter um filho é aconselhável que faça previamente uma consulta médica (consulta pré-concepcional) onde é analisada a história clínica de ambos, para tentar perceber se existem doenças específicas na família, e realizados alguns exames e análises clínicas. O importante é que o casal tenha um acompanhamento clínico em consultas de planeamento familiar antes de pensar ter um filho, e de consultas de saúde materna logo que engravide.
Cumprimentos e boa sorte
A Equipa