Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Reposição de um comprimido da pílula

15.02.10, APF

Obrigada pela pronta resposta.
De facto tomei outro comprimido assim que me senti melhor mas foi da mesma caixa que começara na 5ª feira.
Escolhi outro comprimido com o mesmo dia: sábado. (mais para o fim da embalagem)
A minha ideia seria comprar uma nova embalagem continuando a tomar normalmente até acabar, deixando a que iniciei na 5ª feira de parte para alguma situação de "emergência".
À pouco entrei em contacto com uma linha de saúde onde me informaram o contrário do que os Srs me disseram, que a fiabilidade da pílula não estava assegurada...por ter tomado outro comprimido!
Disseram também que o facto de ter tomado um comprimido de outro sábado não mantinha a fiabilidade porque as pílulas têm dosagens diferentes à medida que se vai tomando. (não sei se me fiz entender)
Penso que os dias assinalados na embalagem são apenas para ter orientação aquando da toma e que todas as 21 pílulas são iguais. 
Se me puderem esclarecer agradecia.
Muito obrigada. 
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto.
Tal como referimos anteriormente, se repôs o comprimido ainda dentro das 12 horas, a contar da hora habitual de toma da pílula, não tem motivo para estar preocupada. A embalagem da pílula “Minigeste” é composta por 21 comprimidos, todos com a mesma dosagem hormonal, tanto pode tomar o 1º comprimido como o 21º comprimido (é um exemplo) que a dosagem é a mesma e a eficácia também.
A informação que lhe deram na Linha telefónica de Saúde não está correcta, como poderá ler no folheto informativo da sua embalagem. Conforme lhe dissemos, agiu correctamente e a pílula mantém a sua eficácia.
Deve continuar a tomar a sua pílula como habitualmente, e quando chegar ao fim da embalagem, ou termina um dia mais cedo e faz a semana de pausa, ou então toma mais um comprimido de outra embalagem perfazendo os 21 dias e faz a pausa como habitual. Independentemente pela escolha que faça deve sempre fazer só 7 dias de pausa e iniciar a nova embalagem ao 8º dia.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa