Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Domingo, 28 de Fevereiro de 2010
Ausência de menstruação

Olá.
Tive a minha ultima mestruação a 31 de Dezembro de 2009, tive realções sexuais a meio do mes de Janeiro.
Na altura de me vir a mestruação, não apareceu. Entre o dia 10 e 12 de Fevereiro tive um corrimento escuro, bem acastanhado, acompanhado com postinhas, mas sangue mesmo não.
Tenho 26 anos e sou mestruada desde os 10 anos, e sempre tive muitas dores na altura da mestruação, sempre sem fugir á regra, e durante este corrimento não tive nem moinhas, nem outros quaisquer sintomas.
Será uma situação normal?
Obrigado pela atenção. 
 



publicado por APF às 20:23
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Eficácia da pílula contraceptiva

Boa tarde,
Tenho 23 anos e possuo diagnóstico de SOP, faço tratamento com a pílula Diane 35 há mais de 4 anos. No início a minha menstruação foi sempre regular até que recomendaram-me mudar de pilula para a Yasmin, tentei 3 meses mas havia sempre sangramentos na metade da caixa, pelo que recomendaram-me a voltar para a Diane 35, a questão é que já continuava a Diane 35 a mais de 1 ano e sempre vinham 2 sagramentos (um com a interrupção da pílula e outro exactamente na metade da caixa). O meu médico em Dezembro de 2009 pediu-me para parar 1 mês a caixa,e depois começar. Esperei mas nunca apareceu a menstruação (esperei 2 meses), já que não vinha decidi começar a pílula no dia 18 de Fevereiro, mas no dia seguinte (19 de Fev) tive relações sexuais sem nenhum tipo de protecção. Penso que não há possibilidade de estar gravida visto que nunca cheguei a ter menstruação durante 2 meses, mas como estou agora a tomar tenho receio de que caso esteja a pílula possa estar a fazer algum dano. Também gostava de saber se acha conveniente efectuar algum teste de gravidez? se sim, quando é a  mlhor época para o efectuar!
Muito obrigado,
Cumprimentos,
D
 



publicado por APF às 20:20
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Situação de esquecimento da pílula

Olá eu tenho uma dúvida que me está a atormentar um pouco.
Eu tomo a pilula minigeste e estava tomando bem até uma altura em que me esqueci de tomar uma pilula, por exemplo era a de segunda, e eu terça a noite ia tomar a de terça e estava lá a de segunda por tomar, e passei a frente nem tomei a de segunda. Eu nao me recordo já bem se foi no inicio ou no meio da caixa.. mas entretanto fiz outro erro mais tarde quando acabei a caixa, eu nao guardei na memoria o dia que tinha acabado nem apontei, e mais tarde nao me recordei ao certo quando tinha acabado, mas fiz uma estimativa e comecei então numa terça feira, mas com alguma duvida se seria o prazo de 7 dias certo. Isto já a 1 més.. mas tambem tinha tido relações sexuais seguras o que n me preocupava. O meu medo é se a pílula ficou desregulada, ou seja nao tem o efeito desejada com o que se passou, pois eu ontém, no sabado dia 27 de Fevereiro tive relações e o preservativo rompeu-se. O meu medo é que como anteriormente tinha falhado na caixa, a pílula nao tenha o efeito desejado e eu possa engravidar. Ajudem-me por favor que estas duvidas estão-me a atormentar tanto. Obrigada pela vossa atenção.
 




Infecção

Boa noite
Há cerca de um mês e passado cerca de duas horas após uma relação sexual (desprotegida) com uma amiga minha, comecei a ter os seguintes sintomas.
Na zona da glande do pénis comecei a ter algum ardor e a cor das mucosas dessa região ficaram de cor opaca contrastando com a cor rosada que antes tinha.
Passado cinco dias esse ardor desapareceu, voltando novamente a reaparecer passado cerca de uma semana.
Mas além do ardor constante na parte mais sensivel do pénis, o orificio urinário começou a ficar vermelho e com bastante ardor.
No entanto nunca tive ardor ao urinar, simplesmente um ardor constante.
Consultei um médico recentemente que me disse que provavelmente será alguma infeccção causada por um fungo.
Receitou-me Canestene creme para aplicar até os sintomas passarem e Dermofix champoo, e tomar banho com esse producto uma vez por semana.
Disse-me também para aplicar Nivea nas mucosas do pénis ao fim do banho.
Gostaria de saber a sua opinião, se será o tratamento mais adequado para o meu caso.
Muito obrigado
 



publicado por APF às 17:53
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Sábado, 27 de Fevereiro de 2010
Interacção medicamentosa

Boa tarde.
Solicito a vossa ajuda para perceber se existe alguma interacção entre a pílula Yaz e o medicamento DIPLEXIL-R, cuja composição é à base de Divalproato de sódio.
Obrigada pela atenção dispensada.
 




Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds