Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

23.02.10, APF

Boa Tarde,
Tomo a Pílula Yasminelle há já alguns meses, e foi-me diagnosticada uma amigdalite.Assim foi-me receitado o antibiótico Clavamox DT,para tomar durante 15 dias. Sabendo que interfere com a eficácia da pilula, tive o cuidado de esperar 3 dias para tomar o medicamento,uma vez que tinha tido uma relação sexual numa Sexta Feira e assim tomei o Clavamox na Terça Feira.  Acontece que me subsiste duas dúvidas: 
Quando o tratamento de um determinado medicamento é de curto prazo (7 ou 8 dias?), deverá utilizar um método contraceptivo de barreira durante a toma e nos 7 dias seguintes. Mas sendo que tenho tratamento prolongado, como devo proceder?
Também me foi dito que se a administração ultrapassar o último comprimido da caixa deverá ser iniciado sem o habitual intervalo ou pausa. É verdade?
Muito obrigada pela disponibilidade 
 

Esquecimento na toma

23.02.10, APF

Boa tarde,
agradeço mais uma vez a vossa resposta, mas continuo com uma dúvida (e peço desculpa pela insistência), é aconselhável que faça teste de gravidez visto ter tido uma relação de risco no dia que me esqueci de tomar a pilula (21º comprimido), mesmo tendo tomado o comprimido em falta 24h depois e ter procedido de seguida á colagem de embalagens? há risco de gravidez?
melhores cumprimentos.
 

Esquecimento na 3ª semana da toma da pílula

23.02.10, APF

Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida! A minha ultima pílula deveria ter sido tomada no passado sábado as 22h, no entanto esqueci me e nessa noite tive relaçoes sem qualquer protecção.Acabei por tomar a pílula apenas no domingo por volta da mesma hora que deveria ter tomado no sabado,ou seja 24 horas depois. A partir dai iniciei a pausa normal de 7 dias,mas hoje deveria ter me aparecido a menstruação e isso ainda não aconteceu. Haverá alguma probabilidade de estar grávida ou o facto de ter tomado o ultimo comprimido apenas no domingo pode atrasar a vinda da menstruação?
Cumprimentos e obrigada!
 

Pílula vs hemorragia de privação

23.02.10, APF

Boa Noite,
É o seguinte eu tomo a pílula Miranova há cerca de um ano e nunca me dei mal com ela até agora. O problema é que há dois meses (sem nenhuma anomalia na toma do costume durante o mês) o meu período menstrual veio 2 dias antes de acabar a carteira, quando só costuma vir 3 dias depois desta acabar. Pensei que fosse por ter tomada a vacina contra o vírus do papiloma humano contra o cancro do colo do útero e não me preocupei muito até porque no mês seguinte (mês passado) o meu período menstrual voltou normalmente 3 dias depois da carteira da pílula acabar. Só que este mês o período menstrual voltou a vir 2 dias antes e eu ainda nem sequer tomei a segunda dose da vacina por isso concluo que supostamente da vacina não é. Gostaria de saber se há algo de errado nesta antecedência e se  não estará a haver problema com a eficácia da pílula perante este cenário.
Agradecia então esclarecimento sobre esta  dúvida se faz favor e obrigado pela atenção.