Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Vírus do Papiloma Humano

25.02.10, APF

Bom dia a todos e estou mais uma vez aqui nesse maravilhoso site que nos tiram muitas dúvidas prontamente.
Eu adquiri o HPV (com diágnostico de NIC II), em 2005, e fiz uma conização em 2006 para retirada de uma pequena lesão no colo do útero. Tnho acompanhamento médico desde então.
Gostaria de saber se ainda posso transmitir o vírus tendo relação sem camisinha?
Adquiri o vírus da minha primeira relação sexual que tive com meu primeiro parceiro, e nele não se manifestou nada do vírus. Agora, do final de 2009 pra cá, tenho relação com meu segundo parceiro sexual sem camisinha, não contei a ele sobre o vírus por vergonha, e por também pesquisar pela internet sobre o HPV de que esse vírus é mais comum do que se imagina e que a camisinha não é totalmente eficaz para a prevenção, ou seja, até ele mesmo pode ter esse vírus.... é verdade?
 

Pílula vs diarreia

25.02.10, APF

Boa tarde, desde já o meu obrigada.
Necessito que me ajudem: tomo yasmin já há 5 anos (hora de toma habitual: 06:55h), e iniciei ontem uma nova embalagem, tomei hoje o 2ºcomprimido.
Contudo, ontem e hoje tomei à hora habitual, mas por volta das 9:30h (tanto ontem como hoje), tive uma dejecção de fezes moles (que quando tocadas desfaziam-se), flutuantes, amarelas-acastanhadas e em moderada quantidade.
Como fiquei com medo que a pilula não tivesse sido absorvida, por volta das 10h da manha tomei outro comprimido (ontem e hoje).
(As dejecções que tenho ao fim do dia e ao longo da tarde, não são moles, são moldadas e de características normais).
Neste momento sinto-me ansiosa, pois tenho medo que amanha volte a ter dejecção de manha e que sejam com as mesmas características das de ontem e hoje.
A dejecção que tive é diarreica e pode diminuir a absorção da pilula? Que posso fazer? Atraso a toma da pilula até ter a dejecção?
Sinto-me perdida com medo e ansiosa..peço ajuda urgente.
Cumprimentos
Nota: os dois comprimidos que tomei, para substituir os anteriores, foram de uma nova embalagem. 
 

Outros temas...

25.02.10, APF

Boa Noite, gostaria que me esclarecessem uma dúvida, tenho tido de vez em quando apertos fortes no centro do peito que podem durar segundos ou minutos, o que poderá originá-los?
Deverei me preocupar? E consultar um especialista em cardiologia?
Agradeço a v/ atenção.
Atentamente, 
 

Interacção medicamentosa

25.02.10, APF

Boa noite, hoje iniciei um tratamento de 1 dia com um comprimido vaginal, Gino-Canesten a 500 mg clotrimazol, no folheto diz que se verifica uma redução na eficácia e segurança de produtos a base de látex (ex.: preservativo), gostava de saber se dura apenas o período do tratamento (1 dia) e se este medicamento interfere com a eficácia da Diane35. Muito obrigada pela informação e pela vossa disponibilidade!
Cumprimentos
 

Esquecimento na 3ª semana de toma da pílula contraceptiva

25.02.10, APF

Boa Tarde....
Tenho uma dúvida sobre o mais correcto a fazer....
No dia 23 de Fevereiro deveria ter tomado a 16ª drageia da Pilula Marvellon e tive relações sexuais neste dia ...(3ª semana)
Contudo, esqueci-me... mas tenho dúvida se o melhor sera fazer a pausa de 7 dias já ou fazer a colagem de embalagens
Estas duas hipóteses surgem na bula do medicamento mas nao sei qual delas a melhor....
Desde já o meu Obrigada