Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Retomar a toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Boa tarde,
Peço desculpa pela pergunta de novo mas de facto nao me expliquei correctamente, eu interrompi a toma do Mercilon voluntariamente,ou seja inda faltavam 5 comprimidos para o fim da embalagem, e ja nao tomo a duas semanas mais ou menos, sendo que entretanto ja tive um corrimento meio acastanhado. Agora  para retomar a pilula tenho entao de esperar pelo primeiro dia do periodo e ai entao voltar a toma-la certo?
Cumprimentos
 

Interacção medicamentosa

19.03.10, APF

Boa noite. A dentista disse que a anestesia e o desinfectante que me pôs, que não interfere com a pilula, mas para ter cuidado com o klacid od 500 mg, que mesmo dizendo que não interfere, que convém ter precauções. e ontem tive relações. o meu companheiro antes de por o preservativo penetrou-me sem preservativo durante uns 5 minutos...posso engravidar?
hoje, tive diarreia de tarde e não senti, estava sentada, apenas senti vontade de obrar e depois quando me levantei senti-me suja, fui áa casa de banho e estava toda suja. passei-me por água e pos creme das mãos para me lavar, porque estava no trabalho. depois vim a casa e lavei-me com gel de higiene intima eucerin, depois enchi o bidé e pôs uma saqueta de rosalgim e depois pûs o hidratante ISIDIN ninha vulva. mas arde-me no inicio da vagina e tenho a vulva vermelha. o que faço? é que tinha fezes na entrada da vegina que estavam a sair com o muco...o que faço.tenho dalacin em casa com aplicador vaginal, aplico?
 

Interacção medicamentosa

19.03.10, APF

Boa noite, a minha dentista afinal prescreveu-me o KLACID OD 500 mg, cuka substância activa é a claritromicina
Interfere com a pílula?

Já tomei este antibiótico uma vez e o médico que mo prescreveu e o farmaceuta que mo vendeu disseram que interferia, aliás disseram que todos os antibióticos interferem porque mexem com o intestino.Mas a minha dentista diz este não interfere.

Grata antecipaqdamente
 

Pílula contraceptiva e efeitos secundários

19.03.10, APF

a minha namurada toma a pilula vai para o 2o mes e eu uso preservativo,no mes anterior o periodo veio a 17 de fevereiro.neste mes houve 2 dia em que ela nao tomou a pilula ha hora prevista mas tomou passado pocas horas e nao xegou a 12 horas dps,n maximo axo k foram 8 horas depois.durante este mes existiu uma vez k fiz sexo sem preservativo com ela mas nao tive ejaculaçao para dentro dela tirei mt antes de ter e ela tbm toma a pilula.passado uma semana dps disso ter aocntecido ela comexou com nauzes,tonturas,enjo-us,dores de cabeça e de barriga,decidimos ir fazer logo o teste na farmacia e deu nagativo o farmaceutico disse k podia ser efeitos secundarios da pilula passado mais uma semana ou seja nesta sabado k passou ela tbm se sentiu assim e fms fzr otro teste tbm deu nagativo.os 7 dias k ela espero pelo periodo é entre 16 e 22 deste mes e inda nao apareceu nde nos mes passado apareceulhe dia 17.ela pode tar gravida?eu penxo k nao mas gostaria duma outra opiniao alem dakelas k ja ouvi.mesmo tomando a pilula o teste de gravidz deve ser feito passado kuantos dias apos ter tido relaçoes?como ela se atrasou a tomar 2 dias pod influenciar?ou o perido deve tar por ai a aparecer?
agradecia resposta rápida.
 

Alteração da marca da Pílula Contraceptiva

19.03.10, APF

bom dia.
ontem fui ao meu ginicoligista a fim de verificar porque a hemorragia de privação não tinha vindo este mes. ele disse que estava tud bem comigo, mas que provavelmente, a pilula(Vallete) me estava a reduzir bastante o fluxo da hemorragia. e decidiu alterar a pilula. vou começar a tomar Yasminelle. o que me disse para fazer foi, agora quanto terminar esta carteira de Vallete(faltam 5 comprimidos para terminar) deixar fazer os 7 dias de pausa e depois iniciar a nova pilula só primeiro dia de menstruação. ou seja, vou ficar um mês sem a toma da pilula. gostaria de saber se não haverá outra alternativa para a toma de nova pilula, para que seja mais rapidamente eficaz. o problema é que, apenas com o preservativo como unico metodo contraceptivo, fico insegura, pois já nos aconteceu o preservativo rebentar na relação...
agradeço desde ja a resposta e mais uma vez obrigada...
 

Esquecimento na 3ª semana de toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

gostaria de obter uma resposta o mais rapido possivel.
Tomo a pilula harmonet ha sete anos. Domingo na 19ºtoma esqueceu-me e so dei conta na toma da pilula de hoje (20º) as 20horas e tomei as duas drogais ou seja a de ontem e a de hoje( Isto aconte-se na 3º semana de toma da mesma), nos tres anteriores tive relaçõs sexuias. ja inicei uma nova embalagem da toma da pilula vou ja no 7º dia de toma. quando poderei ter relações sexuais sem preservativo?

 

Antecipar a hora de toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Boa tarde, hoje vou tirar o dente do siso. Tomo a pilula todos os dias ás 20h, mas hoje ás 19h vou para a dentista e não sei a que horas saio e como depois mal consigo abrir a boaca pensei em tomar a pilulas ás 19h,, antes dir para a dentista. Á algum problema?
Mais uma questão, a última pastilha da embalagem da pilula tomo ás 20h, depois da semana de interrupção, quando inicio novo embalegem de pílulas, se tomar ás 20h a primeira pastilha da caixa há perda de eficácia? Tenho de tomar ás 19:55?, ou seja 5 minutos antes da hora em que tomei a ultima pastilha da ultima embalagem?
Grata antecipadamente.
 

Candidíase

19.03.10, APF

Bom dia!
Escrevo a esperança de encontrar algumas respostas às dúvidas que tenho.
Desde o início do ano que estou com uma candidíase vaginal desencadeada pela toma de vários antibióticos. Entretanto já fiz vários tratamentos (comprimidos - Fluconazol, pomada, óvulos vaginais). Actualmente estou a tomar Baciginal oral para restabelecer a flora intestinal. Há dias em que me sinto bem e outros em que sinto a candidíase.
Entretanto, foi-me detectada uma infecção urinária e foi-me prescrito o Bactrim Forte (1 cx de 15 comprimidos). Por outro lado, estou a tentar engravidar (tenho 34 anos), deixei de tomar a pílula e desde meados de Fevereiro que tomo o Folicil (1 por dia).
Se me puderem ajudar, o que desde já agradeço, pretendo saber o seguinte;
- Posso tomar Baciginal e Bactrim em simultâneo?
- Posso continuar a tentar engravidar, apesar da toma de Baciginal e Bactrim?
- O Bactrim, vai agravar a minha candidíase que devo fazer para minimizar o risco de agravamento?
Agradeço a vossa atenção e disponibilidade e aguardo a vossa resposta.
Cumprimentos.
 

 

Colagem de embalagens de pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Boa noite,
Desde já, aproveito para vos felicitar por esta linha de planeamento familiar na internet. É, com certeza, de muita utilidade para muitas (os) adolescentes/jovens, e todos aqueles que precisam de esclarecer alguma dúvida repentina, ou simplesmente para acalmar alguma preocupação.
De seguida exponho o meu caso:
Tenho 22 anos, sou saudável, tomo a pílula Minigeste há cerca de 2 anos, sempre fui regular, e há pouco mais de um mês fui a uma consulta de rotina no ginecologista e estava tudo bem.
Começo a tomar a pílula ao sábado, termino à sexta-feira, e a hemorragia ocorre-me às terças. Nunca falha, sempre assim, todos os meses.
O que acontece é que no mês de Fevereiro tomei a caixa de pílulas normalmente mas, como queria atrasar a hemorragia/período, iniciei a toma da segunda caixa de seguida, mas apenas por mais uma semana. Em termos de calendário, a situação foi: acabei a caixa dia 12 de Fevereiro, dia 13 comecei a toma da segunda caixa, apenas até ao dia 19. Comecei a pausa dos 7 dias, a hemorragia começou 3 dias depois da paragem da toma, dia 23. Comecei a toma normal da próxima caixa dia 27 de Fevereiro. Até aqui tudo normal.
Acontece, porém, que tive um pequeno aviso de hemorragia dia 12 de Março e ocorreu-me a hemorragia no domingo (dia 21 Março), isto quando ainda me faltava uma semana para acabar a caixa da pílula (a hemorragia só me deveria ocorrer no próximo dia 23, aquando dos 7 dias de pausa. Em todo o caso continuo a tomar o resto das pílulas que me faltam (a última será amanhã), pois sei que não se deve parar a toma normal da pílula. A hemorragia continua.
De notar que não tive relações sexuais.
As minhas dúvidas são: Isto afectará o próximo ciclo menstrual?;  Tenho viagem de finalistas marcada para dia 14 a 23 de Abril, e, por claras razões, não queria estar menstruada nessa altura – há maneira de prevenir isso?, como o posso fazer?, corro o risco de ter mais uma hemorragia irregular?
Agradeço a vossa atenção, aguardo resposta, e peço desculpa se fui muito extensa mas tentei ser o mais explícita possível.
Cumprimentos,
M.S.
 

Antecipação da toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Bom dia,
Tenho duas duvida que me preocupa. Tomo harmonet e desde o inicio da toma da pílula, há vários anos, o dia de inicio do ciclo era a uma segunda e o dia do fim ao domingo. Acontece que no mês passado enganei-me e iniciei a pílula dois dias mais cedo, ou seja, em vez de ser na segunda foi tomado o 1ºcomprimido no sábado anterior. Por isso, a embalagem terminou a uma sexta feira. Agora estou na semana de pausa, terminei na sexta passada e devo iniciar amanha, sábado. É assim? Outra duvida é, se mesmo tendo alterado assim os dias da toma, a pílula continua a manter a sua eficácia durante toda esta semana de pausa (não tive vómitos nem diarreia, não tomei outros medicamentos e as pastilhas foram tomadas todos os dias sem atrasos, ou quando existiam não eram superiores a 1-2h da hora habitual).
Obrigada pela ajuda.