Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Alteração de marca de pílula contraceptiva

30.03.10, APF

Boa tarde Tomo a pilula yasminelle, e tinha o hábito de a tomar as 22h: inicio a um domingo e termino a uma sabádo. Nesta última toma, ao invés de a tomar as 22h, comecei a tomar as 11h da manhã de segunda (não ultrapassando as 12 horas). Tive uma relação sexual desprotegida no sabádo à noite (antes de iniciar a toma da pílua). Nesta toma, passei a tomar sempre as 11 da manhã. Gostaria de saber se esta mudança de horário, mesmo estando dentro das 12 horas, compromete alguma segurança. Tive uma hemorregia ha 5 dias atras. Termonei a toma da pilula no dia 27 e tenho alguns sintomas da vinda de menstruação (dores menstruais, mudança de humor), mas de facto hemorregia de privação costuma aparecer no 3º dia após o último comprimido da pilula, e ainda não apareceu. Estou um pouco preocupada. Agradeço desde já a v disponibilidade

null )

Esquecimento na 3ª semana de toma da pílula contraceptiva

30.03.10, APF

Boa noite Gostaria que me esclarecesse uma questao.. Eu estou na 3ª semana da pilula - harmonet, e esqueci-me de tomar o penultimo comprimido da caixa (que deveria ter tomado ontem e so tomei hoje de manha, com um intervalo superior a 12h). A minha questão é se ao fazer a pausa normal da embalagem (hoje tomo a ultima pilula, e farei pausa ate a proxima terça feira) se quando iniciar a nova embalagem estarei protegida - por outras palavras, se fazendo a rotina habitual como se nao tivesse havido esquecimento, se estarei protegida, e a partir de quando. Desde ja obrigada, agradeco uma resposta com a maior brevidade possivel dado ter que tomar uma decisao quanto a pausa ou nao da embalagem, ou se faço seguida outra embalagem.

null )

Pílula contraceptiva vs ausência de hemorragia

30.03.10, APF

Gostaria de pedir a vossa opinião... Já há uns bons anos que tomo a pilula harmonet... Quando faço a semana de paragem ao final do 5º dia a menstruação aparece. O problema é que este mês ja vou iniciar uma nova caixa mas a menstruação ainda não apareceu....em termos de gravidez tive todos os cuidados e tambem fiz a toma da pilula sempre certa e a horas. A unica mudança na minha vida, foi começar a trabalhar e claro com isso surgiu um pouco mais de stress e menos descanso. Devo começar a tomar a nova caixa sem me aparecer a menstruação? O que me aconselham? Muito obrigada

null )

Anel Contraceptivo - interacção medicamentosa

30.03.10, APF

olá Boa tarde, Gostaria de vos colocar uma questão. Uso o anel vaginal contraceptivo à cerca de um ano, e não à duvida nenhuma que é muito prático e evita o esquecimento, mas apercebo-me que o meu abdomen aumentou o volume e a menstruação reduzio tanto nos dias como em quantidade, ou seja, antes de usar o anel tinha menstruação durante cerca de 5 a 7 dias sendo os 3 primeiros dias com grande fluxo, o que acontece agora é que tenho 2 a 3 dias e uma coisa quase nada, é normal???? Já agora sabem dizer-me se o paxetil contra o efeito do anel? é que vou começar a tomar este medicamento e gostaria de estar certa do que podera acontecer. Muito Obrigada

null )

Pílula contraceptiva e sua eficácia

30.03.10, APF

Olá a todos, ante demais queria agradeçer o simples facto de sempre me darem resposta! Bem a minha pergunta é esta? O liquido que o penis liberta engravida?! eu tou a tomar a pilula mas numa falha das nossas ao qual nem me perdoo, houve um impulso e o meu namorado acabou por "meter e tirar" uma unica vez sem protecção, mesmo assim corro o risco de engravidar?! Obrigada aguardo ansiosa pela resposta!

null )

Interacção medicamentosa

30.03.10, APF

Boa tarde, Tomo a pílula harmonet e na semana passada apanhei 5 injecções de penicilina por causa de uma amigdalite (as 2 primeiras não fizeram efeito e ainda fiquei pior). Tenho tomado a pílula na mesma, como é normal, mas queria saber se ao fim de 7 dias, após a última injecção, ela volta a ter a mesma eficácia... Esta ainda é só a 2ª caixa que tomo... que iniciei quando apanhei a 2ª injecção, a semana passada. E li também que medicamentos com paracetamol fazem um efeito qualquer que não consegui perceber... é de ter em atenção?... Agradeço a disponibilidade. Cumprimentos

null )

Interrupção na toma da pílula contraceptiva

30.03.10, APF

Boa tarde Dr.ª Fátima, Sigo o Consultório de Planeamento Familiar presente nos blogs do Sapo, para além do de Sexologia, os quais acho bastante interessantes e elucidativos. Continuem com o óptimo trabalho! Aqui vai a minha dúvida: tomo a pílula Diane 35 há quase 6 anos (desde Outubro de 2004) e, entretanto, decidi fazer uma pausa no início de Fevereiro. Terminei a embalagem, passado 4 dias tive o período e não comprei nenhuma entretanto. Comecei, desde logo, a ter a pele com borbulhas pequenas, a senti-la mais oleosa... Fui ao ginecologista que aconselhou a tomar mal voltasse a menstruação. Só conversámos sobre o assunto. Acontece que desde então, e estamos a 29 de Março, ainda não veio o período. Não tive qualquer relação sexual (não tenho namorado, de momento), daí não correr risco de gravidez. Sinto a barriga algo inchada e tive, também, uma infecção urinária mal terminou o período. Li já que as pausas das pílulas podem levar a infecções urinárias, pois a menstruação fica algo desregulada - não sei se será verdade se não. Estou um pouco preocupada, pois quero retomar a pílula o quanto antes - não só pois tenho problemas de acne, como queria acertar a vinda da menstruação. Não sei que tipo de informação deva acrescentar... Durante estes quase 6 anos não fiz pausas, sempre fui certinha (1, 2 dias de atrasos na retoma/toma, nada de demais). O que poderá ser? Ando um pouco preocupada com trabalho e situações familiares, mas daí a atrasar mais de 1 mês...? Tenho 25 anos e faço uma alimentação regular, para além de praticar ginástica. Estou a pensar ir ao médico ginecologista no final desta semana, caso a menstruação não regresse. Agradeço, antes de mais, a atenção dispensada. Cumprimentos

null )