Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Anatomia/Fisiologia

08.04.10, APF

Boa tarde,

Tomo a pílula Libeli desde Fevereiro de 2009, depois de alguns anos com Diane-35. Em Setembro de 2009 engravidei sem planear, pois um antibiótico interferiu com o efeito da Libeli. No entanto, em Novembro tive um aborto espontâneo. Como entretanto apareceram dois quistos (em ciclos diferentes), o meu médico aconselhou-me a tomar a pílula mais alguns meses, pois entretanto decidi que queria engravidar. Estou neste momento a tomar a 5ª e última caixa de Libeli e de há dois ciclos para cá tenho sentido enjoos, dores no baixo ventre (diferentes das cólicas menstruais) e muitas dores de cabeça, sintomas estes que passaram durante a pausa e com a vinda do período. A minha pergunta é se será possível estes sintomas serem de intolerância à pílula. Mas se sim, porquê, só nestes dois últimos ciclos? Deverei ir a um médico de clínica geral para tentar saber se têm outra origem? Ou devo ir ao meu ginecologista? Suponho que não seja muito aconselhável parar a embalagem de pílula a meio.
Obrigada,

Métodos Contraceptivos

08.04.10, APF

Boa tarde,
A minha questão é a seguinte: que outro método contraceptivo, não hormonal, posso tomar em alternativa à pílula? O espermicida é viável ou existe outro método mais eficaz? É necessária receita médica? Quero fazer o “desmame” da pílula (tomo a Diane 35) antes da altura que pretendo engravidar, para aumentar as hipóteses de sucesso. Bem sei que a pílula não está directamente associada às dificuldades em engravidar assim que se cessam as tomas, mas para evitar esta situação gostaria de saber que alternativas tenho, como meio de contracepção não hormonal.

Esquecimento na toma da Pílula Contraceptiva

08.04.10, APF

Boa Tarde
Chamo-me I. e tenho uma duvida.
Já li o folheto mas ele não se mostrou bastante esclarecedor.
Então é assim:
Tomo a pílula Yaz e esqueci-me de tomar o comprimido do dia 14, quando me lembrei já passavam 12 horas, mas mesmo assim tomei o em falta e o que correspondia ao dia em que estava. A minha questão é a seguinte continuar a tomar seguido e fazer a paragem dos comprimidos brancos ou não? A Gravidez está comprometida?
Obrigado pela atenção