Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula contraceptiva e situação de diarreia

13.04.10, APF

Preciso de ajuda. Tomo a pilula Diane 35 há 1 ano. Ontem, domingo, tomei a 11º pilula de Diane 35, as 23:30h e fui-me deitar. Nesse dia, no domingo tive relações com o meu namorado e só usamos a pilula como protecção contra gravidez. Hoje segunda-feira acordei,ás 6h com fortes cólicas e diarreia. O que devo fazer? Tenho medo de correr o risco de engravidar, tenho medo da pílula de domingo ter perdido o seu efeito. O que devo fazer?

Candidíase

13.04.10, APF

Boa tarde, Gostaria de vos colocar uma questão. O meu namorado encontra-se a fazer um tratamento para a candidiase, já tomou o fluconazol, assim como eu, e agora ele encontra-se a colocar canestene pomada 2 vx/dia. A lesão ocorreu já há 2 semanas, e desde então encontra-se a fazer tratamento, não temos relações sexuais desde essa altura. A minha questão é, a lesão já desapareceu, tem apenas umas zonas descoloradas no pénis, que tem que aplicar o canestene até elas desaparecerem. Queríamos ter relações sexuais com preservativo, será que a pomada danifica o mesmo? E se não aplicar no dia da relação, já não corre o risco de danificar o preservativo? Agradecia rápida resposta, o meu muito obrigada desde já. Continuação de excelente trabalho.

Esquecimento na 3ª semana de toma da pílula

13.04.10, APF

Tomo a pílula harmonet e esqueci-me de tomar o ultimo comprimido, pastilha nr 21. Perante isto optei por fazer á mesma a semana de pausa, mas contando a partir do comprimido esquecido, isto é, devia terminar a toma sexta, como houve um esquecimento, iniciei a pausa a partir de quinta. Agora recomeçarei o novo ciclo um dia mais cedo, ou seja, em vez de sábado como habitualmente, tomarei na sexta feira. Houve relações sexuais neste periodo. Há algum risco? Muito obrigada pela vossa ajuda..

Gravidez

13.04.10, APF

Bom dia, A minha duvida é a seguinte: Tenho 41 anos não tenho filhos. Tive uma doença que me fez emagrecer 24 kilos: dos 70 aos 46 num ano. Desde ai a minha mentruação é irregular. Será que entrei na menopausa, ou vou recuperar os ciclos normais. Na minha idade a fertilidade diminui. Será que há hipotese de me tornar esteril? Até quando posso engravidar sem riscos de ter uma criança com deficiencia? Outra questão : uma mulher esteril menstrua normalmente, ou não? Obrigada.

Esquecimento na 3ª semana de toma da pílula contraceptiva

13.04.10, APF

Boa tarde.Tomo a Pílula Yasminelle há já alguns meses, e foi-me diagnosticada uma amigdalite.Assim foi-me receitado o antibiótico Clavamox. Sabendo que interfere com a eficácia da pilula protegi-me durante a toma do antibiótico e, após ter finalizado a medicação, só me faltavam 3 comprimidos para acabar a caixa da pilula. Apesar de saber que poderia proceder à colagem de embalagens, escolhi ter o periodo de privação e depois tomei os 7 comprimidos da nova caixa. A minha dúvida é a seguinte: os 3 comprimidos que tomei antes da semana de pausa também contaram para efeito de protecção?Ou seja,ao ter tomado o 4º comprimido da nova caixa, já estava protegida, por perfazer as 7 tomas(3+4)?É que tive uma relação sexual no 5º dia da nova caixa,julgando já estar protegida. Muito Obrigada pela disponibilidade.

Pílula vs efeitos secundários

13.04.10, APF

Olá, boa tarde. Comecei a tomar a pílula há 8 dias. É a primeira vez que tomo. Porém, tenho sentido náuseas, vertigens, fraqueza, cólicas menstruais muito intensas nos primeiros 3 dias, apareceram-me herpes nos lábios e fiquei com as gengivas inchadas em algumas zonas. Hoje tenho estado com cóligas intestinais, prisão de ventre e fezes moles. Gostaria de saber se isto é normal na primeira vez que se toma a pílula, ou poderei estar a não adaptar-me a esta pílula. Obrigada.

Interacção medicamentosa

13.04.10, APF

Boa tarde. Obrigada por me garantir que a medicação que fiz não interfer (Klacid OD 500- 10dias; brufen e benuron- 5dias. Eu tive relações dia 19/03, dia em que iniciei a nova embalagem de Yasminelle, tendo começado o klacid OD dia 17/02 e a restante medicação(benuron e brufen dia 19/03). Terminei o klacid OD dia 26/03 e tiver relações dia 1/04 de tarde e dia 4/04 tomei o dulcofibra, cuja substância é a fibra natura Glucomanano. Mesmo que interferi-se não tinha mal pois não?visto já terem passados mais de 72h desde o ultima relação e visto que desde então não tive mais relações. OBS: As relações iniciaram-se com cerca de 5 minutos de penetração sem preservativo e o restante da penetração com; Não tive spotting. Vito isto não há hipótese de estar grávida pois não?

Atraso na toma da pílula contraceptiva

13.04.10, APF

Bom eu tomo Belara anticoncepcional a quase 1 ano, certinho pois sou bem neurótica, acontece que no 8º dia eu deveria ter tomado o remédio 23h00 como de costume, mas tomei as 7h50 da manhã do outro dia, tendo ai um atraso de 9 horas praticamente, tive relações no sábado minha menstruação estava bem pouquinha, só o borrão mesmo, e gostaria de saber se nesse sabado (6ª pílula) algum problema de não usar camisinha? desde já agradeço,

Gravidez - varizes no útero

13.04.10, APF

Estou grávida de 16 semanas, às 13 semanas tive uma ameaça de aborto e desde então agravou-se as dores abdominais no baixo ventre. O obstreta diz que está tudo bem e não sabe de onde vem as dores, mas não posse permanecer muito tempo sentada nem fazer a minha vida normal. Referir que tinha uma varizes no útero mas se não tinha hemorragia não podia ter dores! Estas varizes são varizes pélvicas que provocam dores? Ou não?