Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Alteração de marca de pílula contraceptiva

15.02.10, APF

Boa tarde. Tive bebe á dois meses, dei de mamar até ao dia 19 de Janeiro, até lá tomei a pilula cerazette, depois comecei a tomar yasminelle, acontece que estou no periodo de descanso e a hemorragia não apareceu, apenas tive um sinal no quinto dia do tamanho de uma colher de chá mais nada e de vez em quando vem  corrimento com uns laivos castanhos, amanhã é para iniciar uma nova embalagem e não sei o que fazer. Pode ser normal isto acontecer visto o sistema hormonal poder ainda não estar regularizado?
 

Boa tarde
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agiu em conformidade, está protegida relativamente a uma gravidez e não precisa de ficar preocupada.
Se tomou a pílula correctamente, a situação que descreve de quase ausência da hemorragia de privação pode dever-se à mudança da marca da pílula, uma vez que as dosagens hormonais são completamente diferentes, assim como os seus componentes. O importante é ter iniciado a nova pílula no dia seguinte ao terminar a pílula anterior, isto é, não fazendo qualquer tipo de intervalo entre as embalagens de pílula, assim a eficácia contraceptiva é imediata.
Neste sentido, pode iniciar a nova embalagem da pílula no dia previsto, mesmo não tendo a hemorragia de privação.
Em caso de dúvidas marque uma consulta com o/a médico/a que lhe prescreveu a pílula contraceptiva.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos
A Equipa