Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Ausência de menstruação

17.02.10, APF

Boa tarde,
Tenho 25 anos e desde Abril de 2008 que não tenho menstruação. Nesta altura estava num processo de emagrecimento (perdi cerca de 20 kg) e associei a ausência de menstruação ao facto de perder peso. Contudo, já lá vão 2 anos e nunca mais voltei a ter menstruação. Além disso, tenho vindo a engordar bastante (cerca de 15 kg) sem que coma mais do que antes. Estará o aumento de peso relacionado com a ausência de menstruação. Poderei estar doente sem o saber e a falta de menstruação ser um sintoma? 
 

Boa noite
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A situação que descreve designa-se de amenorreia. A amenorreia pode ser primária (quando a mulher não teve o primeiro ciclo menstrual (menarca) até os 16 anos) ou secundária (quando uma mulher que previamente menstruou não tiver fluxo menstrual durante três meses ou mais). A amenorreia secundária pode dever-se a vários factores, como por exemplo, exercício físico excessivo e frequente, stresse emocional, perda de peso rápida, obesidade, entre outros.
Aconselhamos que realize uma consulta da especialidade de ginecologia para que seja observada e avaliada adequadamente. Este/a técnico/a irá realizar a sua história clínica (data do último fluxo menstrual, se é sexualmente activa, se utiliza um método contraceptivo, se já teve grávida, quais os seus hábitos alimentares, mudanças de peso rápidas, obesidade ou peso inferior ao normal, quantidade de stresse a que é submetida diariamente, e como lida com ele, actividade física, se toma alguma medicação, etc.), um exame físico geral, seguido de um exame ginecológico. Na maioria dos casos, os sintomas e as condições relacionadas à amenorreia são reversíveis e tratáveis. Também deverá consultar um/a nutricionista, a fim de elaborar um plano alimentar.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa    

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.