Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez

17.02.10, APF

Boa tarde. 
Estou a tentar engravidar do meu primeiro filho desde Setembro de 2009. Em Janeiro e após consulta com o meu ginecologista, descobri que o meu corpo anda todo desregulado demonstrando todo o tipo de sintoma de uma possível gravidez e atrasos na minha menstruação;  não era o caso. Aconselharam-me o uso de um teste para controlo de periodo fertil através da saliva. Demorou 3 semanas até detectar o primeiro dia e após cinco apareceu-me novo dia fertil. É normal? Posso estar grávida e ainda ter ovulações? Até que ponto me posso fiar neste teste?
Agradeço o esclarecimento destas dúvidas.
Muito obrigada 
 

Cara G.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se pretende engravidar e como refere ter ciclos menstruais muito irregulares, deveria falar com a/o médica/o que está a seguir o seu processo de gravidez e pedir um medicamento para regular o ciclo menstrual. O método que refere é eficaz, mas pode recorrer aos tradicionais métodos naturais. Os métodos naturais que referimos consistem na observação das alterações fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher. Através do cálculo do período fértil, da observação do muco cervical e da alteração da temperatura basal, poderá identificar a altura no mês em que está mais fértil. Estes métodos requerem muita atenção, uma vez que a mulher deverá aprender a reconhecer e identificar as mudanças que o seu corpo apresenta nas diferentes fases do ciclo menstrual. Por exemplo:
Método da temperatura - permite saber quando é que acontece uma ovulação através das alterações da temperatura do corpo. Deve medir a temperatura todas a manhãs, durante o mês, antes de se levantar. A ovulação ocorre no dia em que a temperatura aumenta de 0.2 a 0.5°C (ter em atenção em caso de doença, febre…).
Método do muco cervical - consiste na observação diária das secreções vaginais, com o objectivo de detectar e reconhecer as variações ao longo do ciclo menstrual, para que possa identificar a altura da ovulação. Antes da ovulação, ocorre um aumento dos níveis de estrogénio no organismo, provocando o aumento do muco cervical, que se torna mais líquido e mais transparente, tipo clara de ovo. É neste período que deve ter relações sexuais. Quando a mulher conhece bem estas variações e o modo como o seu corpo funciona, é um método que apresenta alguma fiabilidade quando associado a outros métodos, como o método da temperatura ou o método do calendário.
Método do calendário - Para calcular o período fértil, deverá anotar as datas das menstruações num calendário, durante 6 meses a 1 ano, de forma a tentar perceber quantos dias têm os seus ciclos menstruais. Deste modo, saberá qual o ciclo mais curto, ou seja, o que tem menos dias, e qual o mais longo, ou seja, o que tem mais dias (a contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte – o chamado ciclo menstrual). Para compreender este método, deve prestar atenção ao seguinte exemplo: suponhamos que o seu ciclo menstrual mais curto é de 27 dias e o ciclo menstrual mais longo de 31 dias. Ficaria:
Ciclo menstrual mais curto – 18 = X     então     27 – 18 = 9
Ciclo menstrual mais longo – 11 = Y    então     31 – 11= 20
Assim, existiria um “intervalo” de 9 a 20, ou seja, a altura do teu período fértil com ciclos menstruais de 27 e 31 dias aconteceria entre o 9º e o 20º dia do ciclo menstrual (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação). A ovulação poderá acorrer nesse período, mas não se sabendo se será no início, meio ou fim. 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.