Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs esquecimento da toma

18.02.10, APF

Boa tarde,
Estou com uma dúvida e preciso de ajuda. Tomei por 3 meses anticoncepcional injetável, como engordei muito meu médico voltou para pílula, demorei 2 meses para menstruar, só quando ela veio que voltei a tomar os comprimidos.
Tomei uma cartela do remédio Mercilon conti, só que quando fui comprar outra por ser feriado não encontrei nas farmácias de plantão, comprei o Diane 35, pois, dos que eu conhecia era o que encontrei, porém, com medo de misturar esperei apróxima menstruação descer para começar esse novo remédio.
Essa espera demorou 45 dias, no dia que menstruei tomei o Diane 35 e 3 dias depois esqueci de tomar um comprimido lembrei 15 horas depois mesmo assim tomei dois naquele dia, no 8º dia desde o início da cartela tive relações com meu marido , continuei a cartela normalmente que terminou à 7 dias (11/2) não tive mais nenhuma relação depois daquele dia por prevenção (tenho alergia ao latex de preservativo) e medo, iniciei outra cartela hoje e minha menstruação ainda não veio. Será que estou grávida? As injeções fizeram uma bagunça no meu corpo, agora não sei se continuo essa cartela ou se espero.
Tenho uma filha de 4 anos, antes de engravidar eu tomei Pílula por 8 anos e no ano que engravidei dela tomei 3 meses de Cerezete para não ovular por vontade própria e depois 3 meses de Diane 35 quando parei um mês depois fiz o exame e estava grávida, meu médico ficou supreso pela rapidez depois de tantos anos tomando remédio, eu demorei duas semanas para engravidar.
 

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de esquecimento na 1ª semana de toma da pílula (1º ao 7º comprimido), a eficácia contraceptiva fica comprometida, como poderá ler no respectivo folheto informativo. Assim, nestas situações, deve verificar se nos 3 dias anteriores ao esquecimento teve relações sexuais sem a utilização de outro método contraceptivo, e posteriormente ao esquecimento, caso existe relações sexuais, deverá ser utilizado o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas. Como teve relações sexuais com o seu marido, e caso nessa relação não tenha utilizado o preservativo, deverá fazer um teste de gravidez à urina passado 3 semanas dessa relação.
A pílula contraceptiva não interfere com a fertilidade da mulher, daí quando existe uma interrupção na toma ou algo que comprometa a sua eficácia contraceptiva, a mulher pode engravidar.
Também poderá falar com o seu médico assistente sobre esta situação, de alteração de marca de pílula assim como do esquecimento e respectiva relação sexual.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa  
 

1 comentário

Comentar post