Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 3ª semana da toma da pílula

23.02.10, APF

Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida! A minha ultima pílula deveria ter sido tomada no passado sábado as 22h, no entanto esqueci me e nessa noite tive relaçoes sem qualquer protecção.Acabei por tomar a pílula apenas no domingo por volta da mesma hora que deveria ter tomado no sabado,ou seja 24 horas depois. A partir dai iniciei a pausa normal de 7 dias,mas hoje deveria ter me aparecido a menstruação e isso ainda não aconteceu. Haverá alguma probabilidade de estar grávida ou o facto de ter tomado o ultimo comprimido apenas no domingo pode atrasar a vinda da menstruação?
Cumprimentos e obrigada!
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de esquecimento na 3ª semana de toma e uma vez que teve relações sexuais, deverá recomeçar a toma da nova embalagem um dia mais cedo, perfazendo assim a pausa de 7 dias, a contar com o dia esquecido (independentemente se tomou o comprimido).
É natural ter ocorrido uma desregulação da sua hemorragia de privação, devido ao esquecimento e posteriormente a toma do comprimido. Se proceder desta forma não existe motivos para estar preocupada com esta situação, isto porque a relação sexual assim não será considerada de risco.
Perante esta situação, irá mudar os dias de início e término da pílula, não colocando em causa a sua eficácia contraceptiva nem sendo prejudicial para a mulher.   
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa