Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

23.02.10, APF

Boa Tarde,
Tomo a Pílula Yasminelle há já alguns meses, e foi-me diagnosticada uma amigdalite.Assim foi-me receitado o antibiótico Clavamox DT,para tomar durante 15 dias. Sabendo que interfere com a eficácia da pilula, tive o cuidado de esperar 3 dias para tomar o medicamento,uma vez que tinha tido uma relação sexual numa Sexta Feira e assim tomei o Clavamox na Terça Feira.  Acontece que me subsiste duas dúvidas: 
Quando o tratamento de um determinado medicamento é de curto prazo (7 ou 8 dias?), deverá utilizar um método contraceptivo de barreira durante a toma e nos 7 dias seguintes. Mas sendo que tenho tratamento prolongado, como devo proceder?
Também me foi dito que se a administração ultrapassar o último comprimido da caixa deverá ser iniciado sem o habitual intervalo ou pausa. É verdade?
Muito obrigada pela disponibilidade 
 

Cara M.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.
Quando um medicamento interfere na eficácia contraceptiva da pílula deve proceder da seguinte forma: utilizar o preservativo durante toda a toma do antibiótico e, após a sua paragem, deve continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir da 8ª drageia é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva, quando tomada correctamente. Se a toma do medicamento coincidir com a semana de pausa da pílula tem 2 alternativas: ou cola as embalagens da pílula e protege-se durante a toma dos primeiros 7 comprimidos (como referimos acima), ou faz a semana de pausa, protegendo-se com preservativo se tiver relações sexuais, e também durante toda a primeira semana de toma da pílula da nova embalagem. Deve ter sempre em conta, que independentemente da opção que faça, quando um medicamento interfere com a eficácia da pílula, deve proteger-se sempre se tiver relações sexuais, com outro método contraceptivo, e após a paragem do medicamento deve continuar a proteger-se durante mais sete tomas da pílula.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

1 comentário

Comentar post