Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Situação de esquecimento da pílula

23.10.08, APF

Venho Pedir que me seja esclarecida uma dúvida, em relacção á toma da pilula  yasminelle, na 1a semana da toma (2afeira dia 20) e 3afeira esquecime de tomar a pilula fiz a toma de 3 pilulas na 4a feira 22 á hora habitual qual a possibilidade de estar grávida?

 O ultimo dia que tive relações sexuais foi no domg dia 19 no periodo da pausa da toma

Tomo esta pilula á 2 anos, antes tomei a yasmin durante 3 anos, tenho feito as toma sempre correcta e a horas certas

Patrícia Alexandra

 

 

Cara Patrícia

Agradecemos o seu contacto e a confiança na equipa do consultório de Planeamento Familiar. 

Na realidade, a relação sexual que teve, caso não tenha utilizado o preservativo, é considerada uma relação de risco. Isto porque as relações sexuais no período de pausa estão protegidas se a pílula estiver a ser tomada de forma correcta o que não aconteceu no seu caso já que teve 2 esquecimentos sucessivos na 1ª semana da toma.

Nesta situação há que ponderar a toma da contracepção de emergência, caso tenham existido relações sexuais sem a utilização de outro método contraceptivo (por exemplo, o preservativo).

Independentemente da sua decisão (tomar ou não a contracepção de emergência), não deve interromper a toma da sua pílula e, caso tenha relações sexuais após o último esquecimento, deverá utilizar o preservativo durante os sete dias seguintes (7 tomas consecutivas). Isto é, a partir de 4ª feira (22 Outubro) toma consecutivamente 7 comprimidos e se tiver relações sexuais deve utilizar o preservativo. Após estes dias a eficácia da pílula fica restabelecida.

Tendo em conta os esquecimentos, a toma de 3 comprimidos no mesmo dia e a contracepção de emergência, caso a venha a tomar, podem acontecer perdas de sangue. Essa é uma situação normal pelo que não se deve preocupar.

No entanto, se surgirem dúvidas ou em situações futuras, pode contactar a Sexualidade em Linha (808 222 003) para esclarecer as suas questões na área da Saúde Sexual e Reprodutiva ou voltar a contactar o consultório de Planeamento Familiar.

Cumprimentos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.