Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs diarreia

25.02.10, APF

Boa tarde, desde já o meu obrigada.
Necessito que me ajudem: tomo yasmin já há 5 anos (hora de toma habitual: 06:55h), e iniciei ontem uma nova embalagem, tomei hoje o 2ºcomprimido.
Contudo, ontem e hoje tomei à hora habitual, mas por volta das 9:30h (tanto ontem como hoje), tive uma dejecção de fezes moles (que quando tocadas desfaziam-se), flutuantes, amarelas-acastanhadas e em moderada quantidade.
Como fiquei com medo que a pilula não tivesse sido absorvida, por volta das 10h da manha tomei outro comprimido (ontem e hoje).
(As dejecções que tenho ao fim do dia e ao longo da tarde, não são moles, são moldadas e de características normais).
Neste momento sinto-me ansiosa, pois tenho medo que amanha volte a ter dejecção de manha e que sejam com as mesmas características das de ontem e hoje.
A dejecção que tive é diarreica e pode diminuir a absorção da pilula? Que posso fazer? Atraso a toma da pilula até ter a dejecção?
Sinto-me perdida com medo e ansiosa..peço ajuda urgente.
Cumprimentos
Nota: os dois comprimidos que tomei, para substituir os anteriores, foram de uma nova embalagem. 
 

Cara R.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de diarreia (fezes líquidas e idas sucessivas à casa-de-banho) se ocorrerem nas 4 horas após a ingestão do comprimido, é importante repor essa toma.
Pelo que descreve, tem apenas fezes moles e por uma questão de precaução está a tomar um outro comprimido. Seria importante que verificasse a alimentação que pode estar a provocar estas situações sucessivas, também deverá falar com o/a seu/sua médico/a assistente.
Poderá tomar mais tarde a pílula (margem de 12 horas), isto para verificar se irá ter de novo fezes moles e caso continue com esta sintomatologia consulte o/a médico/a.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa