Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Situação de esquecimento da pílula

28.02.10, APF

Olá eu tenho uma dúvida que me está a atormentar um pouco.
Eu tomo a pilula minigeste e estava tomando bem até uma altura em que me esqueci de tomar uma pilula, por exemplo era a de segunda, e eu terça a noite ia tomar a de terça e estava lá a de segunda por tomar, e passei a frente nem tomei a de segunda. Eu nao me recordo já bem se foi no inicio ou no meio da caixa.. mas entretanto fiz outro erro mais tarde quando acabei a caixa, eu nao guardei na memoria o dia que tinha acabado nem apontei, e mais tarde nao me recordei ao certo quando tinha acabado, mas fiz uma estimativa e comecei então numa terça feira, mas com alguma duvida se seria o prazo de 7 dias certo. Isto já a 1 més.. mas tambem tinha tido relações sexuais seguras o que n me preocupava. O meu medo é se a pílula ficou desregulada, ou seja nao tem o efeito desejada com o que se passou, pois eu ontém, no sabado dia 27 de Fevereiro tive relações e o preservativo rompeu-se. O meu medo é que como anteriormente tinha falhado na caixa, a pílula nao tenha o efeito desejado e eu possa engravidar. Ajudem-me por favor que estas duvidas estão-me a atormentar tanto. Obrigada pela vossa atenção.
 

Boa tarde
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de esquecimento de um comprimido é importante verificar em que semana tal aconteceu, assim como se existiu relações sexuais nos 3 dias anteriores assim como nos 7 dias seguintes, isto sem a utilização em simultâneo do preservativo.
Se a pausa foi superior a 7 dias, a eficácia contraceptiva da pílula é posta em causa e assim não estará protegida em relação a uma gravidez durante a primeira semana da nova embalagem, assim como na respectiva pausa.
Perante esta situação, somente você poderá analisar como é que tomava a sua pílula, isto é, qual é o dia de inicio da semana que habitualmente iniciava a pílula. Em caso de dúvidas poderá falar com o/a seu/sua médico/a assistente e/ou ginecologista.
Caso a pausa tenha sido superior a 7 dias e uma vez que o preservativo rompeu, poderá ponderar a toma da contracepção oral de emergência, mas não deve interromper a toma da sua pílula contraceptiva e continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula.
 Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.