Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Eficácia da pílula contraceptiva

28.02.10, APF

Boa tarde,
Tenho 23 anos e possuo diagnóstico de SOP, faço tratamento com a pílula Diane 35 há mais de 4 anos. No início a minha menstruação foi sempre regular até que recomendaram-me mudar de pilula para a Yasmin, tentei 3 meses mas havia sempre sangramentos na metade da caixa, pelo que recomendaram-me a voltar para a Diane 35, a questão é que já continuava a Diane 35 a mais de 1 ano e sempre vinham 2 sagramentos (um com a interrupção da pílula e outro exactamente na metade da caixa). O meu médico em Dezembro de 2009 pediu-me para parar 1 mês a caixa,e depois começar. Esperei mas nunca apareceu a menstruação (esperei 2 meses), já que não vinha decidi começar a pílula no dia 18 de Fevereiro, mas no dia seguinte (19 de Fev) tive relações sexuais sem nenhum tipo de protecção. Penso que não há possibilidade de estar gravida visto que nunca cheguei a ter menstruação durante 2 meses, mas como estou agora a tomar tenho receio de que caso esteja a pílula possa estar a fazer algum dano. Também gostava de saber se acha conveniente efectuar algum teste de gravidez? se sim, quando é a  mlhor época para o efectuar!
Muito obrigado,
Cumprimentos,
D
 

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante a situação que descreve deverá falar com o seu médico, uma vez que não seguiu as respectivas indicações médicas. O facto de a menstruação não ter surgido, poderá dever-se a um descontrolo ao nível hormonal que deveria ser comunicado ao médico, a fim de fazer uma avaliação da situação.
Uma vez que retomou a toma da pílula contraceptiva sem indicação médica e sem ser no 1º dia da menstruação, a sua eficácia contraceptiva não está assegurada durante os primeiros 7 comprimidos. Assim, a relação sexual que teve comporta algum risco e deverá ser realizado um teste de gravidez à urina passado 3 semanas dessa relação.
Aconselhamo-la a consultar o seu médico e relatar toda esta situação.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.