Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula contraceptiva vs hemorragia de privação

03.03.10, APF

bom dia.
tenho uma questão que gostaria de colocar.
é o seguinte. na minha ultima toma da pilula(Vallete) tomei, sempre mais ou menos à mesma hora(entre as 20h e as 22h)nunca passando assim as 12h, tomei toda a carteira sem esquecimento ou episodios de diarreia. mas houve alterações a nivel da toma. no mes passado tomava a pilula sempre entre as 22h e a meia noite, e nesta ultima toma tomei sempre por volta das 20h(como ja referi)... outra alteração que ocorreu foi que começei a toma da pilula um dia mais cedo, fazendo o periodo de pausa apenas 6 dias. como verifiquei esta situação, e para que o dia do inicio da toma se mantenha sempre o mesmo tomos os meses, no final da toma dos 21 comprimidos optei por tomar mais um comprimido. depois disso iniciei entao a periodo de pausa. mas o que acontece é que ja passaram 2 dias e ainda não tenho e hemorragia de privação... tive relações sem protecção com o meu noivo nos dois primeiros dias de pausa e estou com receio que possa ter desregulado a eficacia da contracepção via oral... sempre tive este receio de manter relações no periodo de pausa, pois parece que ficamos desprotegidas se não tomamos os comprimidos...
desda já agradeço a disponibilidade prestada.
cumprimentos
 

Cara A.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez. Pelo que descreve tomou sempre correctamente todos os comprimidos da embalagem da pílula, por este motivo não precisa de ficar preocupada em relação a uma gravidez. A alteração que fez no horário de toma também foi correcto e o facto de ter feito somente 6 dias na semana de pausa anterior, também não coloca em causa a eficácia contraceptiva. O facto de ter colado um comprimido nesta embalagem foi uma opção para que o reinício da embalagem da pílula se mantenha sempre o mesmo, e foi correcto. Relativamente ao atraso ou ausência da hemorragia de privação é uma situação que pode acontecer, devido a inúmeros factores, por exemplo: atrasos na toma da pílula, situações de stresse e ansiedade, alterações dos hábitos alimentares, ingestão de outros medicamentos, doença. Se tomou a sua pílula correctamente não existe motivo para estar preocupada e deve iniciar a nova embalagem da pílula no dia previsto.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.