Interacção medicamentosa
Boa tarde.
Terminei hoje a toma de antibiótico duplo (2 antibióticos num só comprimido) depois de extracção de um dente. O uso durou por 1 semana sendo que durante este período continuei a tomar a pílula normalmente mas com protecção extra na relação sexual.
Tomo a pílula Estinette e tomei hoje a 25ª pílula do mês. Nas indicações do panfleto não vem indicado no nome dos antibióticos no grupo de "exemplos" mas a terminação das palavras indicia que possam ser antibióticos da mesma "família".
Gostaria de saber até quando deverei continuar a ter cuidados adicionais na relação sexual.
Melhores Cumprimentos
Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Uma vez que não refere qual o nome ou o principio activo do medicamento que tomou e supondo que este determinado medicamento interage e diminui a eficácia da pílula, deve proceder da seguinte forma:
Perceber se existiram relações sexuais, sem a utilização de outro método contraceptivo adicional, antes da toma do medicamento, deve ter conta se aconteceram nos 3 dias antes da toma, pois podem comportar algum risco.
Quando existe interacção de um medicamento com a pílula deve proteger-se adicionalmente com o preservativo se tiver relações sexuais, durante todo o período em que estiver a tomar o medicamento. Terminado o tratamento com o medicamento, deve continuar a proteger-se adicionalmente com o preservativo, durante mais 7 dias de toma consecutiva da pílula, tempo necessário para que a eficácia contraceptiva seja reposta. Assim, e para estar protegida relativamente a uma gravidez, deve proceder da seguinte forma: utilizar o preservativo durante toda a toma do antibiótico e, após a sua paragem, deve continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula.
Se a paragem do medicamento coincidir com a semana de pausa, deve: utilizar o preservativo, se tiver relações sexuais, durante toda a semana de pausa e durante a primeira semana da nova embalagem da pílula. Só após a toma do 7 comprimido da pílula fica reposta a eficácia contraceptiva e, consequentemente protegida em relação a uma gravidez.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa