Pílula
Boa Noite.
Tenho 18 anos e nunca fui à ginecologista, no entendo decide marcar uma consulta pois o meu período menstrual vem sempre com muito fluxo e cada mês que passa tenho mais dores, disseram me que provavelmente a ginecologista me receitaria uma pílula o que era bom pois sou sexualmente activa e isso traria me mais segurança, no entanto o meu namorado não quer que eu tome a pílula pois tem medo que eu engorde visto que a minha irmã, que tem a mesma constituição física que eu quando começou a tomar a pílula engordou imenso.
Gostaria de saber se corro o mesmo risco visto que já passaram 17 anos desde que a minha imã começou a tomar a pílula e a medicina está em constante evolução.
Obrigada pela vossa atenção,
Sara
Relativamente à sua questão, informamos que a pílula é um medicamento, e os medicamentos são prescritos pelo/a médico/a de família ou outro/a técnico/a de saúde credenciado/a para o efeito. Como existem diversas pílulas em circulação no mercado nacional, deve ser o/a médico/a de família, ou outro/a técnico/a de saúde, a prescrever a pílula mais adequada a cada história clínica.
O que varia de marca para marca de pílula é a sua dosagem e seus componentes. As pílulas de baixa dosagem, as mais recentes no mercado, devido ao seu reduzido teor de estrogénios, reduzem a incidência de efeitos colaterais de natureza estrogénica, ou seja, os efeitos secundários indesejados pelas mulheres (tensão mamária, náuseas, cefaleias, irritabilidade, peso).
O facto de a sua irmã ter sofrido um aumento de peso devido à toma da pílula, não significa que o mesmo aconteça consigo, até porque o aumento de peso depende de cada organismo e da sua adaptação à toma da pílula.
Assim, aconselhamos que faça a consulta que tem planeada com a sua ginecologista e peça também a sua opinião sobre este assunto.
Cumprimentos
A equipa