Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula contraceptiva vs diarreia

03.03.10, APF

Boa tarde,

Começo por agradecer a prontidão com que diariamente esclarecem as nossas dúvidas!  

A questão que venho colocar tem a ver com um aspecto já muito debatido no blog, mas que ainda assim me suscita dúvidas. Tomo a pílula yasminelle e durante a última embalagem não houve nenhum esquecimento, atraso, vómito, diarreia ou toma de outros medicamentos. Acontece que por vezes tenho gases e cólicas intestinais após a toma da pílula (pois tomo-a num horário próximo do jantar) sem haver no entanto episódios de diarreia ou alterações visíveis nas fezes. Gostaria de saber se essas situações (gases e cólicas) interferem com a absorção/eficácia da pílula.   

Outra dúvida tem a ver com uma situação aqui partilhada há uns dias e gostava que me esclarecem se no caso de uma e apenas uma ida à casa de banho "normal" (ou seja, sem diarreia) nas 4 horas após a toma da pílula é necessário a toma de nova pílula ou se a eficácia se mantém.  

Agradeço desde já a vossa atenção!

Cumprimentos,

M. 

 

Cara M. 

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. 

Relativamente aos episódios de diarreia, a eficácia da pílula só fica comprometida se tiver diarreia muito intensa (tem que ser mesmo muito intensa, sendo liquida e indo muitas vezes seguidas à casa de banho, as fezes moles não contam) num período até 4 horas a partir da hora de toma da pílula. A situação que descreve, de uma ida normal à casa de banho nas 4 horas seguintes à toma da pílula, não coloca em causa a sua eficácia contraceptiva, assim como, as situações de gases e cólicas. Assim, não é necessário a reposição de outro comprimido da pílula. 

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos 
A Equipa