Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento da toma da pílula contraceptiva

03.03.10, APF

Estou aqui novamente, e agradeço pela vossa atenção e pela resposta, mas disseram:

"Se a pausa foi superior a 7 dias, a eficácia contraceptiva da pílula é posta em causa e assim não estará protegida em relação a uma gravidez durante a primeira semana da nova embalagem."  

Eu já estou no fim desta embalagem , hoje é o ultimo comprimido .. e o rompimento do preservativo aconteceu sabado ao fim do dia, ou seja passou isto aconteceu, 2 semanas mais ou menos depois de começar a embalagem .. terei mesmo que tomar a pilula do dia seguinte? O meu problema é nao saber se a pausa excedeu mesmo os 7 dias ou nao, porque estava meio em dúvida mas começei mais ou menos na altura prevista. Será que terei que recorrer ao metodo de emergencia? pois ja tomei 2 vezes, a algum tempo e dizem que faz mal à saude, quando tomada muitas vezes. é verdade ?

Obrigada e um resto de uma boa tarde 

 

Boa tarde 

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. 

Se o esquecimento que refere aconteceu na 2 semana de toma da pílula (do 8º ao 14ºcomprimido) a eficácia contraceptiva mantém-se e a relação sexual que teve no sábado não é de risco e não é necessário recorrer à toma da contracepção de emergência. Neste sentido deve efectuar a semana de pausa dos 7 dias e iniciar a nova embalagem da pílula no dia previsto. Se por outro lado, o esquecimento que refere, se deu na primeira semana de toma da pílula (ente o 1º e o 7º comprimido) as relações sexuais que teve nos 3 dias anteriores ao esquecimento, comportam algum risco, caso não tenha utilizado um método contraceptivo adicional.  

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.  
Cumprimentos  
A Equipa