Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs diarreia

26.08.09, APF

Boa tarde, 
Tomo a pílula há cerca de 4 anos. Nunca fiz paragem e sempre a tomei sem esquecimento.  Eis que ontem a noite apareceu um sangramento ligeiro. Lembrei me que na primeira semana estive doente e com febre que me fez ter diarreia (no 6º dia). 
Tive relações com o meu namorado no 2º dia e nesse mesmo 6º dia (antes de ter diarreia) sem protecção adicional à pílula. E nesses dias não houve ejaculação dentro, mas tenho receio que enquanto tínhamos relações algo passa ter saído. 
Terei que me preocupar? Ou o sangramento deve se somente ao "esquecimento" esquecimento da pílula? 
PS. Peço desculpa pelos termos, mas quero explicar me da melhor forma.
Atenciosamente 
 

Cara Cátia
Se toma a pílula de forma regular e correcta, isto é, se a toma todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), tem cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula, não deve ficar preocupada pois está protegida relativamente a uma gravidez. 
Na situação que descreve não refere quanto tempo depois de tomar o comprimido, aconteceu a diarreia e, se foi no período das 4 horas a seguir à toma da pílula. Mas, para que a eficácia da pílula seja posta em causa, as diarreias tem que ser intensas e com várias idas à casa de banho (fezes moles não contam), se foi somente um episódio de diarreia a eficácia contraceptiva continua assegurada. 
Se tomou a pílula segundo as indicações acima referidas, não precisa de ficar preocupada, o sangramento que observou pode estar relacionado com o facto de ter estado doente, ou com outros factores, como por exemplo, nervosismo, stress, alterações na alimentação, medicação, atrasos na toma da pílula, etc.
Cumprimentos
A equipa
 

114 comentários

Comentar post