Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Vírus do Papiloma Humano

08.03.10, APF

Olá, gostaria muito que vocês respondessem minhas dúvidas.
Estou com hpv, com as verruguinhas, já marquei médico mais ainda vai demorar um pouquinho, então por favor me tirem esta dúvida, estou desesperada.
Tenho muito medo de passar para alguém, acho que morreria se isto acontecesse.
Aqui em casa tem criança, fico super preocupada.Vi em uma matéria que o virus resiste até 3 dias. É verdade?
Quando vou ao banheiro sempre uso água sanitária no vaso, lavo minhas roupas separadas, tomo muito cuidado...
Há chances de eu passar o virus para alguém nestas circunstancias, tipo quando lavo minhas calcinhas no tanque e depois alguém usa o tanque,lavando roupas de outra pessoa, pode pegar o virus?
Aguardo resposta, por favor.
Obrigada. 
 

Cara C.
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
O HPV pode ser dividido em duas categorias de tipos: os tipos que infectam a pele por exemplo, das mãos) e os tipos que infectam a área genital e anal. Nos tipos de HPV que infectam a área genital e anal, são mais de 30 as variantes existentes. A sua via de transmissão faz-se através do contacto sexual (sexo vaginal, oral ou anal), mas também, pode ser transmitido por via fetal durante o parto. Sendo a sua principal forma de transmissão a via sexual, deve-se tomar algumas precauções. É importante a utilização do preservativo, embora a sua utilização não garanta uma total eficácia na protecção contra a infecção por HPV. Assim, e sendo esta a forma de transmissão do vírus, através do contacto sexual, sem protecção, não precisa de ficar preocupada pois não vai transmitir o vírus da forma que descreve. Pode também aconselhar-se com o/a seu/sua médico/a assistente quando realizar a consulta.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa