Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Eficácia da pílula contraceptiva

09.03.10, APF

Boa tarde. 
Venho por este meio pedir uma informacao relativamente à toma correcta da pílula anti-contraceptiva.
Há pouco mais de uma semana tive que viajar e, inadvertidamente, esqueci-me da minha embalagem com os respectivos comprimidos. Infelizmente, nos paises em que passei, nenhuma farmácia me vendeu, exigindo a prescriçao médica, da qual eu nao tinha posse.
neste momento estou há 11 dias sem tomar a pilula e, entretanto, já tive a ocorrencia de mestruacao. a minha questao é: quando devo retomar a toma da pílula? 
Muito obrigada pelo esclarecimento. 
Melhores cumprimentos 
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se iniciar a toma da pílula no primeiro dia da menstruação, fica logo protegida em relação a uma gravidez, ou seja, o efeito contraceptivo é imediato. Se pelo contrário, o início da toma da pílula ocorrer noutro dia do ciclo menstrual, a protecção contraceptiva inicia-se após 7 comprimidos tomados correctamente (7 comprimidos tomados consecutivamente). Durante este período de tempo se tiver relações sexuais deve utilizar o preservativo como método contraceptivo adicional. A partir do oitavo dia pode ter relações sexuais sem a utilização de outro método contraceptivo. 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa