Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs ausência de hemorragia de privação

09.03.10, APF

Boa tarde, 
Tenho 32 anos e tomo a pilula Mercilon desde os 18 anos. 
Desde que tive o meu filho à 10 anos que as minhas menstruações muito muito dolorosas, e portanto nos últimos meses, à pelo menos 6 meses, tenho tomado a pilula sem parar. 
Este mês decidi fazer a pausa normal, e passados os 7 dias, continuo sem menstruar, é normal?
Sendo que estou solteira e portanto não tenho feito relações sexuais, é normal eu não menstruar devido a ter tomado a pilula tanto tempo sem parar? 
Já agora que contra-indicações tem o facto de tomar a Mercilon, tantos meses sem pausa. 
Fico à aguardar resposta. 
Cumprimentos, 
 

Cara F.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

A colagem das embalagens da pílula é uma das alternativas que a mulher tem quando não deseja ter hemorragia de privação num determinado mês, ou então porque teve um esquecimento na toma da pílula na última semana, e deste modo continua protegida em relação a uma gravidez. Portanto é uma situação prevista no folheto informativo deste método contraceptivo, segura, eficaz e em nada prejudicial à saúde. Normalmente, aconselha-se a colagem até 3 embalagens de pílula seguidas. A ausência que observa na hemorragia de privação pode estar relacionada com o facto de ter colado várias embalagens de pílula, consecutivamente, o que provocou possivelmente uma desregulação a nível hormonal. Se pretende iniciar novamente a toma da pílula e uma vez que não tem tido relações sexuais, tal como refere, pode iniciar num dia qualquer do ciclo menstrual, no entanto a eficácia contraceptiva só é reposta após a toma de 7 comprimidos consecutivos. Neste período se tiver relações sexuais deve utilizar o preservativo, como método contraceptivo adicional.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos 
A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.