Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Eficácia da pílula contraceptiva

10.03.10, APF

obrigada pela rapida resposta. mas so uma ultima questão, este desregulamento que tenho vindo a efectuar pode alterar a eficacia da pilula que tomo? 
vou ter que deixar de ter medo e confiar na pilula que tomo... por isso é que tenho feito os periodos mais pequenos que o aconselhado...
cumprimentos e mais uma vez mt obrigada
 

bom dia.
em seguimento do e-mail que vos enviei ontem...
"... eu sei que não é correcto, mas desde que tomo a pilula(começei à cerca de 7 meses) , nunca faço a pausa dos 7 dias correctos(acho que so um mes que fiz correctamente),NUNCA passo dos 7 dias de pausa...tenho feito sempre 6 dias.... o que me altera sempre o meu ciclo... por vezes tomo mais dois ou tres comprimidos(depois dos 21 da carteira), mas a questão é que nunca... nunca ultrapassei os 7 dias de pausa, pois sei que a eficacia fica comprometida... sei que procedo mal... mas é que tenho vindo a ter uma diminuição da hemorragia de privação ao longo destes meses... e neste mes nem apareceu... sei que tomei a carteira(Vallete) sempre todos os dias à mesma hora e sem interacção de medicamentos ou vomitos e diarreias...ja tenho consulta marcada para o meu ginecologista, mas como tarde esse dia, peço desde ja pelo desabafo..." 
 mas fiquei com uma duvida em relação à vossa resposta.
 Este desregulamento que tenho efectuado, vai afectar o sistema hormonal do meu corpo... mas em termos de eficacia de pilula estou segura, certo?
desde que não ultrapasse os 7 dias de pausa, a pilula é eficaz, correcto?
preciso de uma resposta rápida, pois ando nervosa com esta situação toda...
desculpa e incistência e mais uma vez obrigada 
 

Cara A. F.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Como referimos anteriormente, a pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez..

Neste sentido, o desregulamento que tem observado não coloca em causa a eficácia da pílula, tem é que passar a tomar correctamente a sua pílula, tal como já referimos também: tomar somente os 21 comprimidos da embalagem, efectuar a semana de pausa durante 7 dias e iniciar a nova embalagem da pílula ao 8º dia. 
Caso necessite ou fique ainda alguma com dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa