Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana da toma da pílula contraceptiva

10.03.10, APF

Boa tarde! 
Verifiquei melhor e no domingo seria a toma do 7º comprimido e não oitavo como pensava.
Falei com a minha ginecologista e ela disse que mesmo sendo no 7º dia não havia problema pois quando tive relações foi no domingo, ou seja, ainda não tinha havido esquecimento nenhum. Ela diz que não preciso me preocupar, só nas relações durante o resto do mês.
Mas eu fico com receio na mesma, pois não sei se deveria tomar a pílula do dia seguinte apesar de ela dizer que não é necessário.
O que vocês acham?
Por favor respondam rápido.
Obrigada 
 

Cara L.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Com um esquecimento na primeira semana de toma da pílula (1º e o 7º comprimido), a eficácia contraceptiva fica comprometida. Assim, a relação sexual que refere de domingo é considerada de risco. Pode optar por recorrer à toma da contracepção oral de emergência, visto ter ficado desprotegida pelo método que utiliza. Este medicamento é tanto mais eficaz quanto mais próxima da relação sexual, for tomada. Para saber se ocorreu uma gravidez, e para que exista um resultado credível, pode realizar um teste à urina, passado 3 semanas da relação sexual que considera de risco.
Para proceder correctamente em relação à toma da sua pílula, deve continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual, e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos). 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa