Interacção medicamentosa
Já algum tempo (1 ano) tomo a pílula Minulet. A semana passada tive de tomar antibiótico para a garganta e estou com medo que a pílula não esteja a fazer efeito, pois na véspera tive relações sexuais sem protecção. Não tenho diarreia, mas sinto um mau estar abdominal, encontro-me praticamente no final da embalagem. Podem-me dizer o que fazer? Será que estou grávida? Aguardo uma resposta brevemente.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e aproveita para informar que não é necessário enviar mais do que um e-mail para obter a sua resposta.
Quando um determinado medicamento interage e diminui a eficácia da pílula, deve proceder da seguinte forma:
1º- Perceber se existiram relações sexuais, sem a utilização de outro método contraceptivo adicional, antes da toma do medicamento, deve ter conta se aconteceram nos 3 dias antes da toma, pois podem comportar algum risco.
2º - Quando existe interacção de um medicamento com a pílula deve proteger-se adicionalmente com o preservativo se tiver relações sexuais, durante todo o período em que estiver a tomar o medicamento. Terminado o tratamento com o medicamento, deve continuar a proteger-se adicionalmente com o preservativo, durante mais 7 dias de toma consecutiva da pílula, tempo necessário para que a eficácia contraceptiva seja reposta. Assim, e para estar protegida relativamente a uma gravidez, deve proceder da seguinte forma: utilizar o preservativo durante toda a toma do antibiótico e, após a sua paragem, deve continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula.
3º - Se a paragem do medicamento coincidir com a semana de pausa, deve: utilizar o preservativo, se tiver relações sexuais, durante toda a semana de pausa e durante a primeira semana da nova embalagem da pílula. Só após a toma do 7 comprimido da pílula fica reposta a eficácia contraceptiva e, consequentemente ficará protegida em relação a uma gravidez. Sempre que precisar de ajuda em relação a interacções medicamentosas, deve enviar-nos a marca da sua pílula, assim como, o nome dos medicamentos que tomou, uma vez que existem marcas de antibióticos que não diminuem a eficácia da pílula.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa