Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento da toma da pílula contraceptiva

11.03.10, APF

A minha namorada tem 22 anos e estes dois últimos dias esqueceu-se de tomar a pílula (Yasminelle) e tivemos relações sexuais sem preservativo. No fim de semana, iniciou um novo blister, será que está  grávida? O teste de gravidez ainda não  é eficaz, não é?  Não sei o que faça. Ela deve continuar a tomar a pílula ou tomar a do dia seguinte? Ajudem-me com urgencia. 
 

Caro J.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Não é perceptível em que semana ocorreram esses dois esquecimentos da toma da pílula contraceptiva, mas independentemente da semana, perante dois comprimidos esquecidos a eficácia contraceptiva da pílula é colocada em causa, e caso tenham tido relações sexuais sem a utilização de outro método contraceptivo adicional, existe riscos de ocorrer uma gravidez. Uma vez que existiram relações sexuais sem a utilização de outro método contraceptivo, devem ponderar a toma da Contracepção de oral  Emergência, se a relação sexual não foi há mais de 120 horas. Para proceder correctamente a sua namorada deve continuar a tomar os restantes comprimidos da embalagem da mesma forma e à hora habitual, e utilizarem o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos), se tiverem relações sexuais. Só após a toma do 7º comprimido a eficácia contraceptiva é reposta, isto é, a partir do 8º comprimido.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa