Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 2ª semana de toma da pílula contraceptiva

11.03.10, APF

Boa noite. Habitualmente tomo a pílula Microgeste. No entanto, nos Últimos dois dias esqueci-me de a tomar. Estou preocupada e com medo de estar grávida, porque tive relações sexuais na véspera, sem qualquer tipo de protecção. Encontro-me mais ou menos a meio do ciclo. Será que me podem ajudar? Não sei o que fazer, se continue a tomar a pílula ou se tomo a pílula do dia seguinte. O risco de gravidez é elevado?
Espero que possam ajudar o mais rápido possível, pois não sei o que fazer.
Obrigada 
 

Cara T.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Tal como já referimos no seu outro contacto, pela situação que descreve, parece-nos que teve 2 esquecimentos, na segunda semana de toma da pílula (8º ao 14º comprimido) e não é seguro que continue protegida pela sua pílula, tal como ler no folheto informativo, porque a eficácia contraceptiva da pílula pode ficar comprometida. Uma vez que existiram relações sexuais, deve ponderar a toma da Contracepção oral de Emergência, se a relação sexual não foi há mais de 120 horas. Para proceder correctamente deve continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual, e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos).
Poderá também falar sobre esta situação com o/a seu/sua médico/a assistente. 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa