Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interrupção na toma da pílula contraceptiva

13.03.10, APF

Ao parar de tomar pílula é possivel haver alterações no ciclo ou no muco e tbm sintomas?
O muco do qual é possivel verificar o período fertil é abundante ou pode ser até imperceptivel?
Agradeço a atenção de sempre.
 

Cara V.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
A pílula contraceptiva é um excelente método contraceptivo, desde que tomada de forma regular e correcta. Se pretende interromper a toma da sua pílula deverá aconselhar-se com o/a seu/sua médico/a para que não ocorram situações de risco. Quando interrompe a toma da pílula, o seu organismo irá ter o ciclo menstrual natural, daí que o intervalo dos ciclos possa ser diferente, assim como a menstruação e respectivo muco cervical. Isto porque com a toma da pílula contraceptiva, os seus ciclos são hormonais artificiais e tem uma hemorragia de privação.
Ao longo do ciclo natural da mulher, existem alterações no aspecto e na consistência da secreção (ou muco) que o colo do útero produz.
Depois da menstruação e durante alguns dias, não se verifica a existência do muco. Gradualmente, a mulher começa a ter uma sensação de humidade e surge o muco com aspecto grosso, pegajoso, esbranquiçado ou amarelado. Com a aproximação da ovulação, o muco torna-se mais líquido, transparente e elástico (“tipo clara de ovo”).
Por exemplo, pegando num pouco de muco, entre o dedo polegar e o indicador, e afastando depois os dedos, é fácil observar a diferença que existe na sua consistência.
Depois da ovulação, o muco torna-se opaco, branco e espesso.
Mas atenção, não confundir o muco com qualquer outro corrimento que pode ser causado por uma infecção que precise de tratamento médico. Como por exemplo, se tiver indícios de sangue, mau cheiro ou apresentar uma cor diferente.  
Caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

26 comentários

Comentar post

Pág. 1/3