Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Desejo em engravidar...

13.03.10, APF

Boa noite, peço desculpa antes de mais pela hora tardia. Estou a tentar engravidar e este mês o meu período chegou dois dias atrasado, tive os sintomas normais mas achei o sangue mais claro. Agora que a menstruação terminou tenho os seguintes sintomas: dor nas pernas, idas frequentes à casa de banho, dores no útero e até mesmo dores na vagina. Tenho muitos enjoos. Gostaria de saber se é possível estar grávida e ter a menstruação ao mesmo tempo. Pensei que estes sintomas pudessem ser da ansiedade de ter um filho, mas até ando bastante calma e sem pressas. Obrigada e boa noite.

 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
O primeiro sinal de gravidez, normalmente, é a ausência da menstruação. Existem algumas manifestações que a mulher pode apresentar quando está grávida, por exemplo, tensão mamária; náuseas; vómitos; sonolência; urinar com mais frequência; entre outras. Mas, estas manifestações são difíceis de prever, uma vez que variam de mulher para mulher, consoante cada organismo, isto porque algumas mulheres quando engravidam apresentam estas e/ou outras manifestações, e outras mulheres estão grávidas e não apresentam de imediato qualquer manifestação que as faça suspeitar do seu estado. Assim, as dores que apresenta pode dever-se a algum factor relacionado com o seu organismo, e se sentir que se tornam mais incomodativas, deve consultar um/a ginecologista para ser observada.
Se pretende engravidar é importante que realize uma consulta para preparar a gravidez - consulta pré-concepcional. Esta consulta pode ser realizada na especialidade médica de ginecologia/obstetrícia e/ou nas consultas de planeamento familiar existentes nos centros de saúde.
Nesta consulta é realizado o historial clínico e de vida do casal, tentando perceber o seu estado geral de saúde, a existência de doenças específicas na família, gravidezes anteriores, para além da realização de algumas análises clínicas e exames. Durante a consulta, o/a técnico/a de saúde aconselha e prescreve também alguns medicamentos que a mulher deve tomar antes de engravidar, como é o caso do ácido fólico. É importante também falar com o/a médico/a sobre todas as suas dúvidas e/ou questões.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.