Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana de toma da pílula contraceptiva

14.03.10, APF

Bom dia,
Habitualmente tomo a piulula minigeste ja algum tempo. E no fim de semana passado esqueci - me de tomar a pilula no sabado e domingo e tomei na segunda de manha. Mas nesse dia a tarde tive uma hemorragia (pequena) que dura ainda ate hoje(quinta)! Não acho normal porque na semana anterior ja tinha tido a mestruação e iniciei a nova embalagem na quarta! Gostaria de saber se é normal , se posso estar gravida , ou se sera algum sinal de doença!
Obrigado.
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto e pede desculpa pelo atraso na resposta.
à hemorragia que observou deve-se ao facto de ter tido dois esquecimentos na 1ª semana de toma da sua pílula contraceptiva (1º ao 7º comprimido). É uma situação frequente de acontecer perante esquecimentos e/ou atrasos da toma do comprimido.
Como teve dois esquecimentos é importante avaliar se teve relações sexuais (sem a utilização em simultâneo do preservativo), nos 3 dias anteriores a esta situação, assim como nos 7 dias seguintes, pois estas poderão ser de risco, uma vez que a eficácia da pílula estava comprometida. Para proceder correctamente, deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta e caso ainda não tenha tomado 7 comprimidos seguidos após a situação de esquecimento, caso tenha relações sexuais deverá utilizar em simultâneo o preservativo. Somente a partir do 8º comprimido tomado correctamente é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
Se teve relações sexuais nesse período de tempo é importante que fale com o/a seu/sua médico/a assistente e que realize um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação sexual que considere de risco.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa