Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 3ª semana de toma da pílula contraceptiva

14.03.10, APF

Boa tarde,
Desde já agradeço a ajuda e comentário à minha situação. No dia 25/02, no 1º dia de menstruação, e após 6 meses de pausa, voltei a tomar a pilula Valette. Como já não tomava há algum tempo, fui um "pouco" descuidada. No dia 11/03 a noite tivemos relações sem outro método contraceptivo, e no dia 12 a noite apercebi-me que me tinha esquecido da toma anterior (do dia 11). Tomei um comprimido nesse momento. Ontem de manhã (13) tivemos novamente relações e a noite falhou novamente a toma.. Hoje comecei a sangrar como se viesse a menstruação.. Eu sei que foram muitas as falhas (e sinceramente não me lembro se houve mais algum esquecimento antes destes), mas não sei como agir neste momento.
Além disso o meu ciclo anterior foi apenas de 23 dias (sem pilula, apenas preservativo).
Engravidar não seria um problema, embora o timing não seja perfeito.
Obrigada e cumprimentos
 

Cara S.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante o que descreve teve duas situações de esquecimento na 3ª semana de toma da pílula (15º ao 21º comprimido), comprometendo assim a sua eficácia contraceptiva. Assim, poderá recorrer à toma da contracepção oral de emergência e não fazer pausa na toma da pílula, isto é, assim que finalizar uma embalagem deverá iniciar logo outra. Caso venha a ter relações sexuais, deverá utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula.
O facto de ter começado a ter hemorragia deve-se aos esquecimentos que teve, e o organismo reagiu à falta da dosagem hormonal.
Como não tem a percepção se houve mais esquecimentos da toma da pílula, deverá realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação sexual de risco. Também poderá consultar o/a seu/sua médico/a assistente e/ou ginecologista a fim da situação ser avaliada com precisão.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa