Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

17.03.10, APF

Olá,
O que ocorre quando um remédio interfere na eficácia da pílula, a mulher passa a ovular?
E 6 dias antes da menstruação a mulher poderá estar em perído fertil?
Caso se esteja tomando pilula e inicie um antibiotico no perído de pausa tres dias após uma relação, qual é o risco?   
Obrigada pelos esclarecimentos, desde já.
 

Cara V.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Em virtude de não referir o nome do medicamento e da pílula contraceptiva que se encontra a tomar não nos é possível verificar no Simpósio Terapêutico a respectiva interacção.
Aquando a toma de um medicamento deverá sempre referir ao/à médico/a que se encontra a tomar a pílula contraceptiva, a fim de verificar se existe ou não interacção medicamentosa.
Se por acaso o medicamento interferir, deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta e caso tenha relações sexuais deverá utilizar em simultâneo o preservativo durante toda a toma do medicamento e após o término deste deverá continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir da 8ª toma é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
A pílula contraceptiva é um método que inibe as ovulações, logo não existe período fértil, poderá desencadear-se uma ovulação em situações de esquecimento ou em caso da diminuição da eficácia da pílula (toma de medicamentos).
Relativamente ao período de pausa, se as relações sexuais tiverem ocorrido nos 3 dias antes, não existe risco, no entanto deverá posteriormente utilizar o preservativo durante a toma da medicação (mesmo sendo no período de pausa), assim como após o término deste (7 tomas consecutivas).
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa