Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Reinicio da toma da pílula contraceptiva

17.03.10, APF

Boa tarde.
Eu tive sem tomar a pilula desde dezembro e retomai agora quando me veio a menstruação, no entanto tive o periodo na altura que deveria vir, mas só durante 2 dias e ao 3º e 4º dia veio um fluxo acastanhado e hoje, que é o 5º dia está um vermelho muito escuro...
A minha duvida é se será de ter retomado a pilula ou se poderá ser uma limpeza e "suposta gravidez", visto que estive algum tempo sem nenhuma contracepção.
Agradecia se possivel que me esclarecessem...
Obrigada
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se iniciou a toma da pílula no 1º dia da menstruação e se a toma está a ser regular e correcta, isto é, se o comprimido é tomado todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), se tem cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma do comprimido, está protegida relativamente a uma gravidez. O facto de ter esta alteração na hemorragia deve-se ao início da toma da pílula contraceptiva e à respectiva dosagem hormonal. É novamente uma readaptação do seu organismo a um novo ciclo hormonal artificial.  
A questão de uma eventual gravidez, apenas se coloca se neste período de tempo teve relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo (por exemplo, o preservativo), assim se teve alguma situação de risco é aconselhável fazer um teste de gravidez à urina como despiste (3 semanas após a relação sexual de risco).
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa