Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Antecipação da toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Bom dia,
Tenho duas duvida que me preocupa. Tomo harmonet e desde o inicio da toma da pílula, há vários anos, o dia de inicio do ciclo era a uma segunda e o dia do fim ao domingo. Acontece que no mês passado enganei-me e iniciei a pílula dois dias mais cedo, ou seja, em vez de ser na segunda foi tomado o 1ºcomprimido no sábado anterior. Por isso, a embalagem terminou a uma sexta feira. Agora estou na semana de pausa, terminei na sexta passada e devo iniciar amanha, sábado. É assim? Outra duvida é, se mesmo tendo alterado assim os dias da toma, a pílula continua a manter a sua eficácia durante toda esta semana de pausa (não tive vómitos nem diarreia, não tomei outros medicamentos e as pastilhas foram tomadas todos os dias sem atrasos, ou quando existiam não eram superiores a 1-2h da hora habitual).
Obrigada pela ajuda.
 

Cara G.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve tomar os comprimidos todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), tem cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com esta indicações está protegida relativamente a uma gravidez. A situação que refere não a prejudica em nada a eficácia contraceptiva da pílula, continuando protegida em relação a uma gravidez, somente altera o dia de início e de término da embalagem da pílula.
Agora poderá continuar a tomar desta forma, alterando os dias de toma da pílula, ou poderá tomar mais dois comprimidos de uma embalagem de reserva, a fim de manter o seu ciclo. Em ambas as situações, a eficácia da pílula está assegurada e não é prejudicial para a saúde da mulher.
Ao reduzir o período de pausa da pílula, não interfere com a eficácia, logo as relações sexuais estão protegidas. Nunca deverá é  fazer uma pausa superior a 7 dias, uma vez que a eficácia contraceptiva diminui e no caso de ter relações sexuais sem utilizar um método contraceptivo adicional, existe uma probabilidade de poder engravidar.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

10 comentários

Comentar post