Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Colagem de embalagens de pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Boa noite,
Desde já, aproveito para vos felicitar por esta linha de planeamento familiar na internet. É, com certeza, de muita utilidade para muitas (os) adolescentes/jovens, e todos aqueles que precisam de esclarecer alguma dúvida repentina, ou simplesmente para acalmar alguma preocupação.
De seguida exponho o meu caso:
Tenho 22 anos, sou saudável, tomo a pílula Minigeste há cerca de 2 anos, sempre fui regular, e há pouco mais de um mês fui a uma consulta de rotina no ginecologista e estava tudo bem.
Começo a tomar a pílula ao sábado, termino à sexta-feira, e a hemorragia ocorre-me às terças. Nunca falha, sempre assim, todos os meses.
O que acontece é que no mês de Fevereiro tomei a caixa de pílulas normalmente mas, como queria atrasar a hemorragia/período, iniciei a toma da segunda caixa de seguida, mas apenas por mais uma semana. Em termos de calendário, a situação foi: acabei a caixa dia 12 de Fevereiro, dia 13 comecei a toma da segunda caixa, apenas até ao dia 19. Comecei a pausa dos 7 dias, a hemorragia começou 3 dias depois da paragem da toma, dia 23. Comecei a toma normal da próxima caixa dia 27 de Fevereiro. Até aqui tudo normal.
Acontece, porém, que tive um pequeno aviso de hemorragia dia 12 de Março e ocorreu-me a hemorragia no domingo (dia 21 Março), isto quando ainda me faltava uma semana para acabar a caixa da pílula (a hemorragia só me deveria ocorrer no próximo dia 23, aquando dos 7 dias de pausa. Em todo o caso continuo a tomar o resto das pílulas que me faltam (a última será amanhã), pois sei que não se deve parar a toma normal da pílula. A hemorragia continua.
De notar que não tive relações sexuais.
As minhas dúvidas são: Isto afectará o próximo ciclo menstrual?;  Tenho viagem de finalistas marcada para dia 14 a 23 de Abril, e, por claras razões, não queria estar menstruada nessa altura – há maneira de prevenir isso?, como o posso fazer?, corro o risco de ter mais uma hemorragia irregular?
Agradeço a vossa atenção, aguardo resposta, e peço desculpa se fui muito extensa mas tentei ser o mais explícita possível.
Cumprimentos,
M.S.
 

Cara M.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e as suas palavras relativamente a este Consultório.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.
Embora seja uma situação rara de acontecer, existem mulheres que ao fazerem a colagem de embalagens na pílula podem ter durante a toma da pílula perdas de sangue (spotting). Perante esta situação, apesar de ser desagradável para a mulher, não interfere com a eficácia contraceptiva da pílula assim como não é prejudicial para a saúde. A hemorragia que está a ter é abundante? Sente dores e desconforto? Se for esta situação, seria prudente que falasse com a sua ginecologista, para que a situação seja avaliada. Se, por ventura, for apenas perdas de sangue não se preocupe, pois é uma situação natural de acontecer! Quanto mais ansiosa e nervosa estiver, maior é a tendência de continuar com esta hemorragia.    
A hemorragia de privação, embora exista uma regularidade no dia de surgimento existem alguns factores que podem influenciar e assim poder surgir mais cedo, mais tarde, não surgir, ter mais ou menos fluxo assim com a tonalidade poderá ser diferente. Isto poderá dever-se a situações de esquecimento e/ou atraso na toma da pílula, estados de ansiedade e stresse, situações de doença e toma de medicação, alterações dos hábitos alimentares e/ou dietas como também factores internos do próprio organismo.
A fim de não ter a hemorragia na viagem de finalista, poderá fazer uma colagem completa de uma caixa de pílulas. Poderá, novamente, recorrer a este método pois não é prejudicial para a saúde da mulher nem coloca em causa a eficácia contraceptiva, desde que tomada de forma regular e correcta.
Votos de uma boa viagem e boa sorte!!!    
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

19 comentários

Comentar post

Pág. 2/2